COMPARTILHE:
  • 17
  •  
  •  
  •  
    17
    Shares

A Associação Beneficente São Martinho comemorou 33 anos de fundação no dia 10 de novembro. Fundada em 1984 pela Província Carmelitana de Santo Elias, a instituição, através de seus projetos sociais, já transformou a vida de muitas crianças e adolescentes, vários deles presentes na celebração de aniversário. A comemoração da data teve como ponto alto a Missa em Ação de Graças, realizada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, no Centro (RJ).

A Eucaristia foi presidida pelo Prior Provincial Frei Evaldo Xavier, O. Carmo, presidente da São Martinho. Concelebraram: o diretor da instituição, Frei Adailson dos Santos, O. Carmo; os Conselheiros Frei Fernando Bezerra, O. Carmo, e Frei Alberto Fernandes, O. Carmo; e os confrades Frei Silvio Ferrari, O. Carmo, Frei Jerry de Souza Fonseca, O. Carmo, e Frei Reinaldo Paraíso, O. Carmo. O serviço do altar foi do coordenador da Abordagem, Diácono Permanente Valdinei Martins. Durante a celebração, foram lembrados colaboradores já falecidos e todos aqueles que fizeram e fazem parte da história da São Martinho.

Depois da missa, que contou com a presença dos colaboradores, de amigos da São Martinho e dos beneficiários da instituição, todos foram juntos para o Centro Socioeducativo, na Lapa, onde foi realizado um almoço comemorativo, seguido por apresentações dos jovens do Centro de Música Jim Capaldi e da Capoeira.

“O que me chama muito atenção é a relação das crianças com a música, o querer aprender a tocar um instrumento e o alimento que isso traz para a formação de cada um. Eles gostam de se apresentar, a gente cria um repertório em conjunto, de músicas, eu levo as ideias para eles também, músicas que às vezes eles não têm acesso, eu estou sempre levando para eles. Eles querem aprender a tocar essas músicas, a MPB, querem se apresentar e se apresentam”, diz George da Paixão, instrutor de violão do Educagente. “Eu sempre falo que é um presente que eu que ganho, que é poder estar ensinando eles, vê-los envolvidos com esse alimento que é o aprendizado”, completa, emocionado.

Já Luiz Carlos, mais conhecido como Luizão, um dos mais antigos educadores da Abordagem, complementa: “a São Martinho me ajudou muito como pessoa, porque eu me identifiquei muito com o trabalho, pela minha vida. Eu tive a vida mais ou menos igual à desses meninos: eu não tive pai, minha mãe também foi embora muito cedo, por isso que eu me identifico muito com eles. Vejo que sem a São Martinho muitos meninos estariam numa situação bem pior. Quando você anda no Centro do Rio ou em qualquer lugar da cidade com a camisa da São Martinho, todo mundo te reconhece. Quem já passou por aqui, quem tem familiares que já passaram por aqui e quem ainda está passando só tem a agradecer a essa instituição que pro Rio de Janeiro tem uma importância muito grande”.

“Hoje foi um grande marco para nós da Associação Beneficente São Martinho, completando 33 anos de existência, 33 anos de transformação de vidas. Chegamos ao marco histórico da existência da nossa instituição e nada melhor do que celebrar, e celebrar é ser grato a Deus, ou seja, nós estamos nesse movimento de espalhar gratidão. E o que a São Martinho faz de melhor ao longo desses 33 anos é ser grata, tanto por aqueles que colaboram com a instituição, quanto pelos nossos beneficiários. Gratos a Deus, por termos muitos parceiros, amigos, amigas, muitos beneficiários que acreditam na transformação que a São Martinho pode fazer na vida deles. Hoje queremos reafirmar essa missão, que é a de transformar vidas”, completou o Diretor da instituição, Frei Adailson dos Santos, O. Carmo.

 Missa em Vicente de Carvalho celebra os 33 anos da São Martinho

Os 33 anos de fundação da Associação Beneficente São Martinho foram celebrados também em Vila Kosmos (RJ), em missa presidida pelo seu diretor, Frei Adailson Santos, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Na região funciona uma unidade da São Martinho, na qual são realizados muitos projetos sociais da instituição, como o Programa Educagente e o Centro de Música Jim Capaldi.

Confira as fotos:

Fonte: São Martinho
Fotos: São Martinho e Frei Silvio Ferrari, O.Carmo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira um comentário!
Por favor insira seu nome aqui