COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  
  •  

No dia 1º de dezembro, Frei João Paulo Pereira Moraes, O.Carm., foi instituído Acólito em missa presidida pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier Gomes, O.Carm., na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro Bela Vista, em São Paulo (SP). A celebração foi realizada no mesmo final de semana do encontro de Convivência Vocacional.

O Acolitato é um ministério conferido pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser, também, ministro extraordinário da comunhão eucarística. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral.

Frei João é natural de Salvador (BA) e tem 30 anos. Ele enviou para o site Carmelitas o seu testemunho:

“Em 2015 recebi, em Roma, na comunidade Carmelitana de San Martino ai Monti, o ministério de Leitor e no último sábado recebi o ministério de Acólito. Manifesto minha gratidão a Deus em fazer parte da família carmelitana que me acolheu e me deu os meios necessários para um crescimento humano e espiritual;  família essa que busca viver a fraternidade, a oração, a contemplação e o serviço, e que é inspirada nos modelos da Virgem Maria e do Profeta Elias. Chego ao final de mais um semestre, desejoso de levar adiante o projeto de Deus em minha vida, procurando a cada dia renovar o compromisso que fiz publicamente de viver em obséquio de Jesus Cristo, seguindo-O com o coração puro e reta consciência”, disse.

A Igreja exige que sejam conferidos os ministérios de Leitorato e Acolitato àqueles que são candidatos ao Sacramento da Ordem, para que lhes sirvam de aprendizagem no melhor desempenho ao serviço a Deus por meio do serviço do altar e da distribuição da Eucaristia aos fiéis e, com especial importância, aos enfermos.

Participaram da Missa na Basílica do Carmo os freis: Tadeu (Prior da Comunidade), Jerry (Pároco Basílica do Carmo e Formador), Alonso (delegado da OTC da Ladeira), Marlom (Vigário da Basílica do Carmo), Márcio (Vigário da Paróquia Santa Teresa – Itaim) e Vicente (Formador do Postulantado de Belo Horizonte).

 

Texto: Da Redação, com colaboração de Frei João Paulo Pereira Moraes, O.Carm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira um comentário!
Por favor insira seu nome aqui