COMPARTILHE:
  • 12
  •  
  •  
  •  
    12
    Shares

As paróquias dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, da Província Carmelitana de Santo Elias, estão em plena preparação para a festa da Padroeira, que será celebrada amanhã, dia 8 de dezembro. Em Unaí e Angra dos Reis a novena teve início no dia 29 de novembro, com intensa programação religiosa e cultural.

Igreja acolhedora e missionária em Unaí

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Unaí, realizou a novena, todos os dias, às 18h, com oração do Terço, seguida de missa às 19h. O tema deste ano foi: “Por uma Igreja acolhedora e missionária”. A programação cultural contou com uma animada quermesse, com apresentações musicais e comidas típicas da região.

No dia da Padroeira (8/12), serão celebradas missas às 6h, 7h, 10h, 12h e 15h. Às, 18h, no Convento do Carmo, acontece a Adoração ao Santíssimo. Às 18h30 tem início a procissão, que sairá do Convento em direção à Igreja Matriz, e às 19h será celebrada uma missa solene, encerrando os festejos. Também nesse dia há festa externa com barraquinhas e shows.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Unaí (MG), fica na Rua Calixto Martins de Melo, 460. Mais informações pelo telefone: (38) 3676-1207.

Maria, auxílio nas necessidades do povo, em Angra dos Reis

Em Angra dos Reis os devotos de Nossa Senhora da Conceição participam da novena com uma programação especial, na Igreja Matriz. A Missa de abertura da novena de Nossa Senhora da Conceição foi presidida pelo Frei Fernando Bezerra, O.Carm., e animada pelos Círculos Bíblicos. A Eucaristia foi concelebrada pelo vigário Frei Atanael Lima, O.Carm., o Padre Adenilto Godoy, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e Frei Marcelo de Jesus, O.Carm.

A procissão de entrada com os frades carmelitas, o festeiro e representantes das comunidades, vestidos com a camiseta da festa, anunciava o tema geral da novena: “Maria, Mãe de Jesus, auxilia-nos em nossas necessidades”. Em sua mensagem, Frei Fernando explicou que o tema escolhido para este ano está relacionado ao Ano Nacional Mariano, celebrado por ocasião dos 300 anos da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. “Celebramos a novena fazendo referência a alguns títulos atribuídos à Maria, em suas diversas realidades da vida do povo de Deus”, disse.

Para cada dia foi escolhido um tema específico para reflexão, com a presença de padres convidados, entre eles, Frei Marcelo de Jesus, que já foi missionário nessa comunidade. Ele celebrou o segundo dia da novena com o tema: “Senhora de Fátima, Animai-nos na Solidariedade”. Ele veio diretamente de Mogi das Cruzes (SP), acompanhado de noviços da Ordem do Carmo, para as festividades. Depois de matar saudades de Angra e receber o carinho dos paroquianos, Frei Marcelo retornou para São Paulo, onde vive atualmente.

O dia da Padroeira (8/12) em Angra dos Reis terá início às 6h com Alvorada festiva. Haverá missas às 7h30, 10h (Missa Solene) e 16h. Às 17h tem início a procissão pelas ruas do bairro.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Angra dos Reis (RJ), fica na Praça General Silvestre Travassos, s/nº. Mais informações pelo telefone (24) 3365-0778.

Texto: Da Redação, com colaboração da Pascom das paróquias
Fotos: Pascom das paróquias de Unaí e Angra dos Reis

 

Confira as fotos:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Unaí (MG)

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Angra dos Reis (RJ)