COMPARTILHE:
  • 12
  •  
  •  
  •  
    12
    Shares

As paróquias dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, da Província Carmelitana de Santo Elias, estão em plena preparação para a festa da Padroeira, que será celebrada amanhã, dia 8 de dezembro. Em Unaí e Angra dos Reis a novena teve início no dia 29 de novembro, com intensa programação religiosa e cultural.

Igreja acolhedora e missionária em Unaí

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Unaí, realizou a novena, todos os dias, às 18h, com oração do Terço, seguida de missa às 19h. O tema deste ano foi: “Por uma Igreja acolhedora e missionária”. A programação cultural contou com uma animada quermesse, com apresentações musicais e comidas típicas da região.

No dia da Padroeira (8/12), serão celebradas missas às 6h, 7h, 10h, 12h e 15h. Às, 18h, no Convento do Carmo, acontece a Adoração ao Santíssimo. Às 18h30 tem início a procissão, que sairá do Convento em direção à Igreja Matriz, e às 19h será celebrada uma missa solene, encerrando os festejos. Também nesse dia há festa externa com barraquinhas e shows.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Unaí (MG), fica na Rua Calixto Martins de Melo, 460. Mais informações pelo telefone: (38) 3676-1207.

Maria, auxílio nas necessidades do povo, em Angra dos Reis

Em Angra dos Reis os devotos de Nossa Senhora da Conceição participam da novena com uma programação especial, na Igreja Matriz. A Missa de abertura da novena de Nossa Senhora da Conceição foi presidida pelo Frei Fernando Bezerra, O.Carm., e animada pelos Círculos Bíblicos. A Eucaristia foi concelebrada pelo vigário Frei Atanael Lima, O.Carm., o Padre Adenilto Godoy, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e Frei Marcelo de Jesus, O.Carm.

A procissão de entrada com os frades carmelitas, o festeiro e representantes das comunidades, vestidos com a camiseta da festa, anunciava o tema geral da novena: “Maria, Mãe de Jesus, auxilia-nos em nossas necessidades”. Em sua mensagem, Frei Fernando explicou que o tema escolhido para este ano está relacionado ao Ano Nacional Mariano, celebrado por ocasião dos 300 anos da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. “Celebramos a novena fazendo referência a alguns títulos atribuídos à Maria, em suas diversas realidades da vida do povo de Deus”, disse.

Para cada dia foi escolhido um tema específico para reflexão, com a presença de padres convidados, entre eles, Frei Marcelo de Jesus, que já foi missionário nessa comunidade. Ele celebrou o segundo dia da novena com o tema: “Senhora de Fátima, Animai-nos na Solidariedade”. Ele veio diretamente de Mogi das Cruzes (SP), acompanhado de noviços da Ordem do Carmo, para as festividades. Depois de matar saudades de Angra e receber o carinho dos paroquianos, Frei Marcelo retornou para São Paulo, onde vive atualmente.

O dia da Padroeira (8/12) em Angra dos Reis terá início às 6h com Alvorada festiva. Haverá missas às 7h30, 10h (Missa Solene) e 16h. Às 17h tem início a procissão pelas ruas do bairro.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Angra dos Reis (RJ), fica na Praça General Silvestre Travassos, s/nº. Mais informações pelo telefone (24) 3365-0778.

Texto: Da Redação, com colaboração da Pascom das paróquias
Fotos: Pascom das paróquias de Unaí e Angra dos Reis

 

Confira as fotos:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Unaí (MG)

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Angra dos Reis (RJ)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira um comentário!
Por favor insira seu nome aqui