COMPARTILHE:
  • 7
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares

A Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Palmas (TO), promoveu no último sábado, dia 9 de dezembro, o 1º Retiro Paroquial da Liturgia. Com a participação 55 de leigos, oriundos das mais diversas pastorais e movimentos que atuam na comunidade paroquial, o retiro foi realizado na chácara Divino Espírito Santo. As pregações foram ministradas por Frei Tiago Oliveira da Cruz, O.Carm., Vigário paroquial da Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo, e pela Irmã Maria Eugênia, Religiosa Dominicana. Além das reflexões, o retiro proporcionou um momento de encontro fraterno entre todas as pastorais e movimentos da paróquia.

Segundo Frei Tiago, o tema proposto para esse dia de reflexão nasceu da motivação da própria Igreja, que na Solenidade de Cristo Rei, no dia 26 de novembro, fez a abertura do Ano do Laicato. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”(Mt 5,13-14).

“Foi a partir deste tema, que a Igreja propõe que todos possam refletir ao longo deste ano de celebrações, que buscamos neste retiro refletir a importância dos leigos e leigas na vida litúrgica da Igreja. De posse disso, o tema que norteou e conduziu todo nosso retiro foi: ‘Cristãos leigos e leigas, sujeitos na vida litúrgica de uma Igreja em saída, a serviço do Reino’. E o lema:Sal da Terra e Luz do Mundo!’ (Mt 5,13-14)”, contou Frei Tiago.

O encontro começou por volta das 7h30, com um café da manhã partilhado, seguido de animação e oração inicial. Após este primeiro momento, Frei Tiago fez a primeira reflexão do dia, apresentando os objetivos que se desejam alcançar ao se propor a realizar um retiro paroquial. Tais objetivos apontavam para três momentos: 1º) Uma experiência de Deus na missão a que fui chamado a viver na comunidade eclesial; 2º) Todos a se identificarem sujeitos da liturgia; 3º) Um compromisso pessoal e comunitário da formação continuada.

Na parte da tarde as pregações ficaram a cargo da Irmã Maria Eugênia, que trouxe uma reflexão muito atual e necessária para a vida litúrgica da Igreja. Ela falou, também, sobre a real importância do protagonismo dos leigos na comunidade e o seu comprometimento com o seu Batismo.

“Destaco também, ao final do Retiro, a palavra proferida pelo pároco, Frei Alan Fábio, O. Carm., que destacou a importância de realizar o primeiro retiro paroquial com a presença marcante de todos os movimentos e pastorais da paróquia”, acrescentou Frei Tiago, que finalizou dizendo:

“Fica a certeza de que este Ano do Laicato, com a reflexão litúrgica que fizemos neste dia de retiro, nos empolga e cria em nós uma feliz e grata expectativa, a fim de que, sendo Igreja Povo de Deus, possamos juntos escutar o clamor do nosso Criador, que nos envia para a missão com as luzes do seu Espírito, que santifica e orienta a Igreja na meditação da sua Palavra e na partilha do Pão Eucarístico.”

Colaboração: Frei Tiago Oliveira da Cruz, O.Carm.

Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo em Palmas (TO)

Confira as fotos: