COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  
  •  

Na cidade de Unaí, em Minas Gerais, a Província Carmelitana de Santo Elias mantém uma importante obra social, que leva às crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, apoio e orientação em seu processo de desenvolvimento, bem como promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários: o Centro Educacional do Menor (CEM).

Segundo Frei Marcelo Frezarini, O.Carm., a obra social busca através de suas atividades assegurar espaços de referência para o convívio comunitário e social, com vistas ao desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. “Também objetivamos possibilitar a ampliação do universo informacional, propiciando uma formação cidadã e o envolvimento artístico e cultural das crianças e adolescentes, estimulando o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades”, informou.

Outra meta do Centro Educacional é estimular a participação dos assistidos e seus responsáveis na sociedade, através do desenvolvimento de competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo. Com isso, espera-se contribuir para a inserção, reinserção e permanência da criança e do adolescente no sistema educacional.

As atividades desenvolvidas pelo CEM abrangem os bairros de Capim Branco I e II, Olaria, Politécnica, Primavera I, II, III, Vale Verde, Canabrava, Itapuã, Cachoeira e Jacilândia. Atualmente atende a cerca de 125 estudantes: 40 na faixa etária de 4 a 6 anos; 30, de 7 a 10 anos; 12, de 11 a 14 anos, e 43, de 15 a 18 anos.

Diariamente ou semanalmente são oferecidas aos assistidos atividades de convívio, cultura e recreação, tais como: oficinas pedagógica, culinária e de cinema, brinquedoteca, informática, práticas desportivas e contação de histórias, entre outras. Há ainda atividades que são realizadas com periodicidade quinzenal ou mensal, como estudos do meio ambiente e comemorações festivas.

O Centro Educacional do Menor está sob a responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e sua sede fica na Rua Frei Cecílio, 26, no bairro Cachoeira, em Unaí (MG). Mais informações pelo telefone (38) 3676-0477.

Fonte: Frei Marcelo Frezarini, O.Carm.