COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  
  •  

 

Durante a Assembleia Provincial, realizada de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, em Jundiaí (SP), foi apresentado aos frades da Província Carmelitana de Santo Elias as atividades do Ano do Laicato Carmelitano, que será celebrado em 2018 com o tema “Em obséquio de Jesus Cristo”, e o lema “Uma família sem fronteiras”. A organização está a cargo da Comissão Provincial para a Ordem Terceira.

A apresentação foi realizada no dia 31 de janeiro. Foram explicados aos frades presentes as ideias de atividades para esta celebração:

1º– Valorização da Missão e do papel do leigo na Ordem Terceira do Carmo, em nossas paróquias/conventos e santuários.

Será confeccionada uma medalha/diploma para contemplar os leigos que fizeram e fazem história em nossas casas e sodalícios. Cada paróquia, convento ou sodalício deve passar os nomes com antecedência dos leigos – no máximo três por comunidade. Sugerimos que a entrega seja na Festa de Nossa Senhora do Carmo.

2º- Missão Carmelitana com frades e leigos.

Sugerimos que a Província retome a dimensão missionária da nossa história, missão esta que marcou as nossas vidas.

Poderá ser feito em nossas paróquias ou em paróquias/dioceses que nos convidarem. Para tal, pedimos que o governo provincial estude esta possibilidade, tendo em vista a atual visão de Igreja do Papa Francisco em seus documentos e homilias no incentivo diário da chamada “Igreja em saída”. Sugestão de período de missão: julho ou dezembro.

3º– Regionalizar no mês de agosto grandes encontros/eventos dos sodalícios em São Paulo, Rio, Minas e Bahia.

4º– Formação sob a ótica do Ano do Laicato Carmelitano para priores e formadores dos nossos 37 sodalícios, a ser realizada no Conventão (SP). Data sugerida: 9, 10, 11 de março.

5º – Lançamento de um CD com cantos carmelitas do Ano do Laicato.

6º – Publicação do Devocional do Leigo Carmelita.

7º– Publicação de um livreto com roteiros bíblicos para os sodalícios, a partir da Regra do Carmo e da nossa espiritualidade (Frei Victor Kruger, Frei Martinho, Frei Carlos Mesters e Frei Gilvander).

8º– Retomar a ideia de Dom Vital no Eremitério Fonte de Elias, enquanto lugar de unidade, fraternidade e contemplação para a família carmelitana.

9º – Participação no Congresso Internacional para os Leigos Carmelitas 2018. Em Roma (Sassone) – Itália, a partir de 15 de setembro (dia da chegada) até 21 de setembro (dia da partida). Há 20 vagas para a Província.

10º– Convivência fraterna, orante e contemplativa carmelitana em Jacareí (SP) para os sodalícios e leigos carmelitas de nossas paróquias e conventos. Datas sugeridas: retiro 26, 27 e 28 de novembro; convivência fraterna, orante e contemplativa carmelitana, no Eremitério Fonte De Elias – três dias.

Os leigos, sobre a orientação do Delegado Provincial, Frei Petrônio de Miranda, O. Carm., serão os protagonistas nesta nova experiência de “Retiro Carmelita”, desde a preparação da alimentação até os momentos de orações e reflexões.

O principal objetivo, além da convivência carmelitana, é valorizar a missão laical a partir da vida de cada um: seu olhar, sua experiência e vivência na Ordem Terceira do Carmo ou em nossas paróquias.

Para os frades que desejarem fazer essa experiência de três dias com os leigos, favor agendar com antecedência. Teremos duas vagas para os frades e oito vagas para os leigos. A diária será de R$ 150,00.

Datas sugeridas:

Abril
20, 21 e 22
(Sexta, sábado e domingo).

Maio
18, 19 e 20
(Sexta, sábado e domingo).

Junho
15, 16 e 17
(Sexta, sábado e domingo)

Agosto
24, 25 e 26
(Sexta, sábado e domingo)

 

Fonte: Site Olhar Jornalístico
Fotos: Frei Petrônio de Miranda, O.Carm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira um comentário!
Por favor insira seu nome aqui