Celebrações de Corpus Christi: unidade e fé

Na Eucaristia se comunica o amor de Deus por nós: um amor tão grande que nos alimenta com o Seu próprio ser; amor gratuito, sempre disponível a cada pessoa com fome e necessitada de revigorar suas forças. Viver a experiência da fé significa deixar-se nutrir pelo Senhor e construir a própria existência não sobre bens materiais, mas sobre a realidade que não perece: os dons de Deus, a Sua Palavra e Seu Corpo. – Papa Fracisco

 

Vivemos no dia 31 de maio um dia especial de unidade e expressão da fé: a Solenidade de Corpus Christi. Nas paróquias da Província Carmelitana de Santo Elias as celebrações foram repletas de beleza, alegria e piedade.

Em Bela Vista (SP), Tríduo preparou os fiéis

A Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Bela Vista (SP), realizou um tríduo preparatório nos dias 28, 29 e 30 de maio, no qual foi refletido, respectivamente, os temas: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6,48); “Tomai, comei isto é o meu corpo” (Mt 26,26); e “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós” (Jo 15,4). Em todos os dias houve adoração ao Santíssimo e Missa. Para cada dia do tríduo houve um público específico convidado e um sacramental distribuído aos fiéis: no primeiro, os desempregados e a distribuição de água benta; no segundo, os enfermos e a distribuição do sal bento; no terceiro, as famílias, com a renovação das promessas batismais e distribuição de vela, como sinal da presença de Deus na vida deles.

Na quinta-feira, 31 de julho, Solenidade de Corpus Christi, a missa foi celebrada às 18h, seguida de procissão pelas ruas do entorno da Basílica e bênção do Santíssimo Sacramento.

“Nosso intuito é que o Tríduo seja um momento de reavivamento da nossa fé e vida comunitária, mostrando que o centro da nossa comunidade deve ser Jesus Cristo, porque nos chama e nos vocaciona a servir a comunidade com o coração aberto e disponível”, disse Frei Thiago Borges, O.Carm., pároco da Basílica.

Em Vila Kosmos (RJ), beleza e amor à Eucaristia nos tapetes de sal

Na comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos – Vicente de Carvalho – (RJ), a missa foi marcada pela presença alegre e piedosa dos fiéis, que no dia anterior confeccionaram os tapetes de sal no corredor central da Igreja. Por eles Frei Silvio Ferrari, O.Carm., levou o ostensório com o Santíssimo Sacramento, abençoando as pessoas presentes.

Na Paróquia Santa Teresa, fé expressa nas ruas de Itaim Bibi

Na Paróquia Santa Teresa, no Itaim Bibi (SP), houve Solene Procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas do entorno às 18h. Em seguida, houve missa solene na igreja Matriz presidida pelo pároco, Frei Rothamans Campos, O.Carm.

 Confecção de tapetes e procissão em Angra dos Reis

Em Angra dos Reis, o feriado de Corpus Christi reuniu moradores, visitantes e fiéis das diversas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e em especial, a comunidade do Menino Jesus de Praga, do Morro do Caixa d’Água, de onde saiu a procissão com o Santíssimo Sacramento até chegar a Igreja do Carmo.

A programação religiosa teve início às 7h30, com a primeira Missa do dia presidida pelo Frei Fernando Bezerra Leite, O.Carm., na igreja Matriz. Em seguida, voluntários iniciaram a confecção do tapete para a Solene Procissão com o Santíssimo Sacramento. Parte do material para confecção como folhagens, serragens e outros foram doados pela secretaria de Cultura e Patrimônio do município. Alguns grupos prepararam imagens sacras impressas.