Necessidade de aprovação: epidemia de insegurança

“…a falta de autoconfiança nos atormenta, nos afasta das bênçãos de Deus.”

Atendendo pessoas, percebo que no momento atual enfrentamos uma epidemia de insegurança. Sei o que ela faz a uma pessoa, principalmente às pessoas que foram feridas. Buscam a aprovação dos outros para tentarem superar os sentimentos de rejeição e baixa estima. Elas são capazes de fazer praticamente qualquer coisa para ganhar a aprovação que se tem, ou que perderam, até mesmo coisas que a sua consciência lhe diz que estão erradas.

Como qualquer viciado (dependente de qualquer coisa, pessoa, situação que o escravisa), as pessoas inseguras correm atrás de uma “dose” quando começam a tremer. Se uma pessoa é viciada em aprovações, ela terá uma preocupação fora do comum sobre isso, fazendo com que uma enxurrada de pensamentos sobre o que as pessoas pensam a seu respeito invada sua mente.

Mas graças a Deus, temos uma notícia em amor: ninguém precisa sofrer com a insegurança. Há cura para o viciado em querer agradar a todos. A Palavra de Deus diz que podemos estar seguros através de Jesus Cristo: “Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade” (Efésios 3,17).

Isso significa dizer que somos livres para sermos nós mesmos e para nos tornarmos tudo o que podemos SER NELE. Quando estamos seguros, aprovamos a nós mesmos, temos confiança e nos aceitamos e amamos de uma forma equilibrada. A segurança nos permite atingir o nosso potencial e cumprir a vontade de Deus que reservou para nós.

Posso dizer que, durante a minha vida, aprendi e estou aprendendo que a vontade de Deus para cada um de nós é que sejamos PESSOAS/CRISTÃOS/CONSAGRADOS, seguros. Isso porque a falta de autoconfiança nos atormenta, nos afasta das bênçãos de Deus.

A base desta autoconfiança é sabermos e termos a certeza que somos em CRISTO AMADOS POR DEUS.

Quem nunca sofreu um abuso,  seja por palavras ou atos? O sentimento que ele nos causa é horrivel. E ele pode crescer em nós, se não olharmos por meio das lentes de Cristo. “Aquele que não conheceu o pecado Deus o fez pecado por nós, para que nós nos tornássemos justiça de Deus” (2 Cort 5,21).

Quando não estamos ENRAIZADOS e FIRMADOS em seu AMOR, não saberemos o que podemos encontrar com a libertação que este amor pode nos oferecer, no que toca a busca de aprovações neste mundo.  O apostólo Paulo diz aos Efésios: “Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.” (Ef 2,10).

De acordo com a Sagrada Escritura, uma verdade nos é dada, que pelo batismo toda criatura que aceitou Jesus, no processo de amadurecimento no conhecimento de sua Palavra e procurando vivê-la com a ajuda do Espírito Santo, é uma nova criatura. Creio que à medida que amamos em execução a poderosa Palavra de Deus encarnada que é Jesus, apreendendo que somos valiosos pra Deus nele, seremos mais felizes na vida que optamos.

Ficar inseguro diante da vida é o que o “ladrão” deseja. Nunca esqueça que ele (o ladrão, o divisor) só quer roubar nossa alegria. Na verdade o “ladrão”, ele que é inseguro porque trás o medo de perder. Ele nunca conquista nada. Ele apenas rouba. Jesus não é ladrão. Ele nos conquistou em amor.

Por isso, confie em Jesus. Coloque sua vida nas mãos Dele.

Ore por mim.

Frei Rothmans Campos, O.Carm.