Retiro Paroquial reúne agentes pastorais em Palmas (TO)

 

A Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Palmas (TO), promoveu no último sábado, dia 1º de dezembro, o 2º Retiro Paroquial. Com a participação de 30 leigos, oriundos das mais diversas pastorais e movimentos que atuam na comunidade paroquial, o retiro foi realizado na chácara Divino Espírito Santo. As pregações foram ministradas pelo Vigário Paroquial, Frei Tiago Oliveira da Cruz, O.Carm. Além das reflexões, o retiro proporcionou um momento de encontro fraterno entre todas as pastorais e movimentos da paróquia.

Segundo Frei Tiago, o tema proposto para esse dia de reflexão nasceu da motivação da própria Igreja, com o encerramento do Ano do Laicato, no dia 25 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei: “Um rosto para Jesus Cristo”. Já o lema do encontro foi “Quem sou eu para vocês?”(Mc 8,29), extraído do Livro do Padre Zezinho: Um rosto para Jesus Cristo – uma catequese de atitudes.

“Foi a partir deste tema que nos propomos a descobrir o verdadeiro rosto de Jesus Cristo, refletido e buscado nos evangelhos, bem como na vida concreta junto ao povo de Deus. De posse disso, o tema e o lema nos ajudaram a enxergar o papel do leigo nesta dinâmica proposta para pela Igreja, para sermos uma ‘Igreja em saída’ “, disse o Vigário Paroquial.

Reflexões enriquecedoras

O encontro começou por volta das 7h30, com acolhida dos participantes, seguido de animação e oração inicial. Após este primeiro momento, Frei Tiago fez a primeira reflexão do dia, apresentando os objetivos que se desejam alcançar ao se propor a realizar um retiro paroquial. Tais objetivos apontavam para três momentos:

Uma experiência de Deus na missão a que fui chamado a viver na comunidade eclesial.

–  Uma reflexão para catequese de atitudes. QUEM É ESSE JESUS?

– Uma reflexão animadora sobre a descoberta do rosto de Jesus Cristo e sua relação com o povo de Deus, chamados a ser uma Igreja em Saída. 

Apresentados os reais objetivos a serem alcançados neste retiro, que encerra as atividades Pastorais da comunidade paroquial; a reflexão aconteceu de maneira bem profunda, contando com três reflexões conduzidas pelo Frei Tiago: 1º) Quem é esse Jesus a partir da leitura de MC 8,27-30; 2º) Conhecendo o rosto de Cristo; e por fim, 3º) Como identificar o rosto de Jesus Hoje? Um rosto para os cristãos – Quase o mesmo rosto! Todas as reflexões, foram enriquecidas com belos e ricos testemunhos em meio às provocações feita pelo assessor do retiro.

“Destaco também, ao final do Retiro, a palavra proferida pelo pároco, Frei Alan Fábio, O. Carm., que destacou a importância de realizar o Retiro Paroquial com a presença marcante de todos os movimentos e pastorais da paróquia”, acrescentou Frei Tiago, que finalizou deixando um último texto para meditação em grupos: Deus tem rosto humano”, de autoria do Pe. Adroaldo Palaoro, sj.

O retiro foi finalizado com agradecimentos e a oração final, com destaque para a mensagem abaixo, parafraseando Pe.Zezinho, que emprestou sua sabedoria para a condução deste retiro:

“Se não é fácil delinear o rosto de Cristo, também não é fácil delinear o rosto de um cristão fiel. Com facilidade fica-se nas aparências. Confunde-se marketing com zelo missionário, entusiasmo com sabedoria e santidade, jeito suave e manso com piedade, palavras doces e bonitas com profecia. É fácil cair na caricatura”.

Texto: Frei Tiago Oliveira da Cruz, O.Carm.
Vigário Paroquial – Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Palmas (TO)
E-mail: tiagocarmelita@hotmail.com

Confira as fotos: