Assembleia Provincial: rumo aos 300 anos

 

De 4 a 8 de fevereiro aconteceu a Assembleia Anual Provincial, na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão, em São Paulo. Os frades reunidos refletiram sobre os 300 anos da Província Carmelitana de Santo Elias.

Os trabalhos tiveram início na segunda-feira (04/02) com a celebração da Santa Missa que foi presidida por Frei Felisberto Caldeira de Oliveira, que em janeiro celebrou 60 anos de Profissão Religiosa.

Da esquerda para direita: Frei Adailson, Frei Felisberto, Frei Evaldo e Frei Paulo Ricardo

No segundo dia da Assembleia (05/02), a historiadora Tânia Maria Teixeira Melo Freitas apresentou o tema “Província Carmelitana de Santo Elias – 300 anos”. Também nesse dia os freis ouviram a conferência de Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, co-fundador da Fazenda da Esperança, membro da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores (PCTM), que falou aos religiosos presentes sobre o trabalho da comissão e os desafios que Igreja enfrenta hoje. Outra importante atividade da terça-feira foi a eleição dos delegados que irão representar a Província, juntamente com o Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., no Capítulo Geral da Ordem, a ser realizado em setembro deste ano. Foram eleitos os freis Adailson Quintino dos Santos e João Paulo Pereira Moraes.

A historiadora Tânia Maria Teixeira Melo Freitas

A quarta-feira (06/02) foi dedicada ao laicato e à apresentação dos trabalhos da mais nova missão da Província, a de Eldorado do Sul, na Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Frei Petrônio de Miranda, O.Carm., e equipe laical (Valcir, Carla e Davi) apresentaram o relatório das Ordens Terceira do Carmo e uma avaliação do Ano do Laicato Carmelitano. Frei Márcio Silvan, O.Carm., falou sobre a missão no Rio Grande do Sul.

Comissão Laical apresentou o relatório da Ordem Terceira na Assembleia 2019

A quinta-feira (07/02) foi dedicada à convivência e à fraternidade. Neste dia, os freis fizeram um passeio turístico pela cidade de Campos do Jordão. A Assembleia foi encerrada na sexta-feira (08/01). O dia teve início com a celebração da Eucaristia, presidida por Frei Evaldo Xavier e concelebrada pelo Conselho Provincial. Em seguida foram feitas diversas comunicações e foi ouvida a palavra do Prior Provincial.

Fotos: Frei Petrônio de Miranda, O.Carm.

 

>>> Seja um carmelita