Convento do Carmo de Santos celebra 430 anos

No dia 24 de abril o Convento do Carmo de Santos celebrou 430 anos de fundação, com missa presidida pelo Frei Lino de Oliveira, O.Carm., às 12h30.

O convento faz parte do “Conjunto do Carmo em Santos”, formado pela igreja dos frades (do século XVI – 1599) e da igreja da Ordem Terceira (do séc XVIII – ). É considerado como um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro, sendo considerado Patrimônio Nacional desde 1940.

Atualmente passando por obras de restauração, a igreja do Convento foi tombada pelo Condephaat em 1981 e pelo Condepasa em 1990. Os altares dourados em madeira são de estilo barroco e adornados por imagens devocionais do século XVIII. No presbitério possui cadeirais em jacarandá que eram utilizadas para a celebração do ofício dos frades. Também em destaque possui as telas de Benedito Calixto e belíssimos tocheiros.

As igrejas dos freis e da Ordem Terceira são unidas por torre com campanário criando uma fachada incomum no barroco revestida de azulejos marianos originais do século XIX.

Fonte: memoriasantista.com.br/

Frei Lino recebe a placa comemorativa das mãos dos fiéis e membros da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte
Placa comemorativa entregue a Frei Lino, que será posta na igreja após o término das obras de restauração