Carreata em homenagem aos trabalhadores em Eldorado do Sul

A 27° Festa de São José Operário em Eldorado do Sul (RS) tem como tema central “José, humilde artesão”. Foi realizada uma carreata em homenagem à São José Operário e aos trabalhadores de Eldorado do Sul. Os festejos se encerram no dia 5 de maio.

Os festejos de São José Operário voltaram ao calendário da Paróquia Nossa Senhora Medianeira (RS). Para marcar a data houve uma carreata no dia 1º de Maio. Dezenas de carros enfeitados com balões coloridos cruzaram a cidade com buzinaços. Os carros partiram às 18h30 de frente da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Sans Souci. Seguiram em direção à Igreja Matriz, no Centro do município. O cortejo abriu o tríduo em honra ao Padroeiro dos trabalhadores, que seguiu nos dois dias seguintes e culminará com um almoço, no domingo, dia 5.

Frei Márcio Silvan, O. Carm., resume como foi este momento:

“As pessoas acenavam, homenageavam o nosso co-padroeiro São José. Para que este sonho se realizasse, contamos com uma preparação no dia anterior e inúmeras participações. Contamos, também, com ajuda do Padre Eugênio no céu intercedendo por nós”, disse.

Cênego Eugênio foi o primeiro pároco da Igreja Nossa Senhora Medianeira. Falecido em 1999, sempre sonhou em homenagear os trabalhadores da cidade, e resolveu criar a Festa de São José Operário em 1990, tornando o protetor dos trabalhadores em Co-Padroeiro do Município.

Com a chegada da carreata à Igreja Matriz, iniciou-se a primeira noite dos festejos de São José Operário, sob a presidência de Frei Marcelo Aquino, O.Carm., que lembrou da importância do Pai adotivo de Jesus e protetor principal da Ordem do Carmo.

“O Santo Evangelho em nenhuma parte nos revela uma palavra de São José. Ele falava com a vida, com o testemunho e não com discursos. Ele dizia o que tinha que ser com a vida, e sabemos que ele educou bem o menino Jesus e cuidou da Sagrada Família sem alardear discursos”, pontuou o religioso.

Colaborou: Nelson Lopes Goulart

Leia mais matérias sobre a Paróquia Nossa Senhora Medianeira:

Frei Márcio Silvan apresenta tema da Campanha da Fraternidade na Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul

Lágrimas, emoção e muita alegria marcam a Festa de Nossa Senhora de Lourdes em Eldorado do Sul

Alegria e emoção durante posse de Frei Márcio e Frei Marcelo em Eldorado do Sul (RS)