Formação Permanente 2019: “Desafios e perspectivas da Igreja no Brasil”

 

O Encontro de Formação Permanente 2019, da Província Carmelitana de Santo Elias, acontece hoje (23/10) e amanhã (24/10), no Convento do Carmo de São Paulo (SP). O tema desta quarta-feira é “Desafios e perspectivas da Igreja no Brasil” e tem como assessor o Dr. Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira.

O Encontro de Formação Permanente é uma das atividades anuais para os párocos, priores, reitores, ecônomos e padres jovens da Província Carmelitana de Santo Elias. A cada ano um tema é escolhido para o aprofundamento dos religiosos.

Em entrevista ao site Carmelitas.org, Monsenhor Catelan falou que suas conferências terão como base as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2019 a 2023. Como eixo central, ele abordará as características da cultura urbana, com as possibilidades e riscos que ela proporciona à vivência da fé.

“O objetivo é apresentar a proposta da Igreja de estar presente na cultura urbana, especialmente a partir de pequenas comunidades – semeadas e existentes –, nos mais diferentes ambientes. E a partir dessas pequenas comunidades, que são comunidades eclesiais missionárias, dar o testemunho profético de uma forma de viver que é comunitária e solidária. Nessas comunidades, uns cuidam dos outros. Por isso, elas são uma profecia para o mundo de que é  possível viver de outro modo, não num individualismo, não deixando a própria vida sujeita à ditadura do consumismo e do ritmo frenético. É possível parar, se encontrar, cultivar a vida de oração e de fraternidade. Desse modo, poderemos ajudar as pessoas a entenderem que existe uma forma mais plena, mais humana, mais feliz de viver”, disse.

Dr. Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira

Monsenhor Catelan é assessor da Comissão Teológica Internacional; membro do Instituto Nacional de Pastoral e assessor da Comissão da Doutrina da Fé, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil;  membro da equipe de reflexão para a reestruturação do CELAM; sócio-fundador da Sociedade Ratzinger Brasil e professor de Teologia na PUC-Rio. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: eclesiologia, eucaristia, Magistério, Concílio Vaticano II e Teologia Sacramentária.

Amanhã, dia 24/10, os confrades terão um outro tema de estudo: “Reforma da Previdência e Questões Administrativas”, que será ministrado pela assessoria da Matriz/Lapa.