São Martinho celebra 35 anos com Missa e muita alegria

De 10 a 17 de novembro a Igreja vive a Jornada Mundial dos Pobres, uma semana de solidariedade que tem como tema “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19). E na segunda-feira (11/11), no segundo dia dessa Jornada, comemoramos com alegria os 35 anos de fundação da Associação Beneficente São Martinho (SM).

Para marcar a data, foi celebrada uma Santa Missa, às 15h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, no Centro do Rio (RJ). A Eucaristia foi presidida pelo Bispo Auxiliar do Rio Dom Paulo Celso, e concelebrada pelos frades presentes, entre eles, nosso Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., e o diretor da SM, Frei Adailson Santos, O.Carm.

Ao final da Missa, o Deputado Estadual Anderson Moraes (PSL-RJ) entregou à São Martinho uma Moção de Aplausos da ALERJ, que foi recebida pelo por Frei Adailson (foto).

Para que todos tenham vida

Nascida em 1984, após um grupo de educadores sociais iniciarem um trabalho de abordagem de crianças nas ruas, inspirado na Campanha da Fraternidade daquele ano, cujo lema foi “Para que todos tenham vida”, a São Martinho vive exclusivamente de doações e realiza suas atividades visando o desenvolvimento integral e a garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho que a instituição desenvolve tem como pontos altos: o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; a inclusão profissional, cultural e esportiva dos beneficiários; e, claro, a vivência espiritual, pois sendo uma instituição de origem religiosa, seus colaboradores e voluntários pautam sua atuação no testemunho do amor de Deus e no serviço ao próximo.

Em sua mensagem, enviada aos colaboradores da São Martinho, nosso Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, destacou a importância da instituição para a ação social em nosso país.

“Em um mundo tão dominado pelo egoísmo, tão carente de fraternidade, a São Martinho é um sinal de que uma nova sociedade, um novo Brasil, um novo mundo, uma nova cidade do Rio de Janeiro são possíveis”, disse.

Assista a mensagem do nosso Prior Provincial:

https://www.facebook.com/SaoMartinhoRJ/videos/2456028684723766/UzpfSTE3MzQxNTcwNTY4ODY5MjU6MjE3MTAxOTQxOTg2NzM1MQ/

Também o Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, parabenizou a instituição e os carmelitas pelo belíssimo e importante trabalho que desenvolvem em prol da garantia dos direitos dos adolescentes e jovens em risco social na cidade do Rio de Janeiro.

“Com muita alegria cumprimento a todos que fazem parte da São Martinho. Tenho certeza que a Província Carmelitana de Santo Elias, com Frei Adailson e toda sua equipe, fazem um belo trabalho. Nossos cumprimentos e o desejo que no meio de tantas dificuldades que temos hoje a São Martinho continue firme, com coragem, servindo a todo esse povo, levando a promover as pessoas, crianças, jovens e adolescentes, para que sejam cada vez mais hones e mulheres capazes de transformar essa nação. Parabéns pelos 35 anos. Que Deus os abençoe”, disse o Cardeal.

Assista:

https://www.facebook.com/SaoMartinhoRJ/videos/793844461035846/UzpfSTE3MzQxNTcwNTY4ODY5MjU6MjE3MTEyNjg0MzE4OTk0Mg/

Fotos e vídeos: Comunicação São Martinho