Missão em Tempos de Pandemia: priores dos sodalícios e delegados para a Ordem Terceira se reúnem virtualmente

 

Excepcionalmente em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a reunião anual com os priores dos sodalícios da Província Carmelitana de Santo Elias está ocorrendo, virtualmente, durante todos os sábados de agosto, sempre às 15h.

No dia 1º, a reunião contou com os priores das comunidades de Carmo de Minas, Angra dos Reis, Passa Quatro, Brasília, Unaí, Saquarema, Campos dos Goytacazes e Vicente de Carvalho. Já no dia 8 de agosto, foi a vez dos priores de Belo Horizonte, São João del Rey, Ouro Preto, Sabará, Barbacena, Serro e Diamantina participarem do encontro online, que têm refletido sobre as expectativas dos priores a respeito de seus sodalícios neste momento de pandemia; tratado sobre a eleição do próximo conselho da Comissão Provincial; e pontuado a importância de uma formação online da Ordem Terceira do Carmo.

“Em tempos de adversidade e de impedimento de encontros presenciais, buscamos usar dos meios que possuímos para realizarmos a interação entres os irmãos e irmãs da Venerável Ordem Terceira do Carmo, tendo em vista a nova eleição do conselho dos terceiros neste ano de 2020. Sabemos que pelo distanciamento das regiões, onde estão localizados os sodalícios, torna-se inviável essa interação mais contínua. Agora temos a oportunidade de partilhar as dificuldades, mas também o crescimento e superação dos obstáculos. Após cada reunião tenho o desejo profundo de conhecer pessoalmente cada realidade e contemplar com os olhos o que tenho ouvido com muita atenção e disponibilidade de espírito. A vocação do irmão Terceiro é de fato um sinal visível ao mundo secular que é possível saciar e levar a muitos o carisma de nossa Ordem, nas mais distintas realidades da vida humana”, ressaltou o delegado para a Ordem Terceira, Frei Carlos André Bezerra de Lima, O.Carm.

As reuniões continuam com os priores dos sodalícios conforme o seguinte calendário:

Dia 15 de agosto: Mogi das Cruzes, Taubaté, Bragança Paulista, São José dos Campos, Jacareí, Salvador e Cachoeira;

Dia 22 de agosto: Esplanada, Basílica, Sapopemba, Osasco, Carapicuíba, Santos e Campo Limpo;

Dia 29 de agosto: Jaboticabal, Mogi Mirim, Campinas, Itu, Limeira, Taiuva, Piracicaba e Limeira;

O coordenador da Comissão Provincial para a Ordem Terceira, Irmão Paulo Daher, OTCarmo, também deixou sua mensagem a todos os irmãos que compõem os sodalícios da Província Carmelitana de Santo Elias.

Fraternidade de irmãos e irmãs.

Assim é a ordem terceira do Carmo, uma fraternidade de irmãos e irmãs que comungam de um mesmo ideal, o de transformar a devoção a Maria em devoção comprometida no seguimento a Jesus e viver a seu serviço.

Desde muito tempo atrás, uma década, um pouco mais, nos dedicamos ao serviço à ordem terceira do Carmo, na comissão provincial, missão compartilhada com outros irmãos e irmãs igualmente comprometidos com essa missão.

Neste mês de agosto estamos realizando reuniões online com todos os priores tendo em vista a organização da assembleia eletiva da comissão onde deverá ser eleito (a) o (a) novo (a) coordenador (a) e novo conselho para o próximo triênio.

O novo tempo em que estamos vivendo, de desconstrução e de construção, de um modo novo de nos relacionarmos, nos leva a pensar num modo novo de evangelizar e de vivermos a fé e a espiritualidade carmelita. É um grande desafio.

Em março deveríamos ter nos encontrado presencialmente, em São Paulo, para realizar esta assembleia, não foi possível; agora nos reinventamos e estaremos nos encontrando, em setembro em videoconferência, para este evento tão significativo para a Ordem Terceira do Carmo na Província Carmelitana de Santo Elias.

Agradecemos a pronta resposta dos (as) nossos (as) irmãos priores e prioras em participar das reuniões online, que nada mais é, do que uma pré-assembleia. Está sendo muito bom rever a todos e todas, mesmo de longe, mas perto no coração, está sendo uma alegria imensa poder partilhar, escutar e ver nossos irmãos e irmãs, “já não os chamo de irmãos e irmãs somente, mas de amigos e amigas” que bebem da mesma espiritualidade e dela respiram e se movem.

Em tudo e por tudo louvamos nosso Deus que nos dá vida e nos envia em missão, em tudo e por tudo louvamos a Deus por seguir e servir seu filho Jesus Cristo, em tudo e por tudo louvamos a Deus pelo espírito santo que nos dá seus dons de amar e servir. Em tudo e por tudo, louvamos a Deus e agradecemos por Maria, a Virgem Santíssima do Carmo, nossa mãe e irmã que juntamente com nosso pai espiritual, Profeta Elias, nos inspiram na caminhada carmelita de fé e na missão de sermos portadores da boa nova na construção de um mundo mais humano e solidário onde reine a justiça e a paz.

Por isso, São Paulo nos inspira a dizer: “combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé” (2tm 4,7). Conservar a fé para nova missão que me aguarda, ou seja, duas novas missões a mim confiadas pela Ordem do Carmo: secretariado internacional do laicato e secretariado carmelita da América. Por tudo isso, contamos com as orações de todos (as) os (as) amigos (as). Contem sempre comigo.

Salmo 1

“Feliz o homem que não vai ao caminho dos injustos/ não para no caminho dos pecadores/ nem se assenta na roda dos zombadores.
Pelo contrário: seu prazer está na lei de Javé/ e medita sua lei dia e noite.
Ele é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido/ e suas folhas nunca murcham. / Tudo o que ele faz é bem sucedido.
Não são assim os injustos! Não são assim!
Pelo contrário: são como palha que o vento arrebata…
Por isso os injustos não ficarão de e no julgamento, / nem os pecadores na assembleia dos justos. / Porque Javé conhece o caminho dos justos, enquanto o caminho dos injustos perece”.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo/ Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Ir. Paulo Daher, OTCarmo

Fonte/Foto: Comissão para a Ordem Terceira do Carmo (www.otcarmo.org)