Frei Fernando Bezerra toma posse como pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo em Vila Kosmos (RJ)

 

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos, no Rio de Janeiro, escreveu mais um capítulo de sua história ao longo dos seus 75 anos evangelizando com Maria. No dia 20 de setembro, o arcebispo da cidade, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu Solene Eucaristia com o Rito de Posse do novo pároco, Frei Fernando Bezerra Leite, O.Carm.

A Solenidade contou com a presença do Vigário Episcopal do Vicariato Suburbano, Padre Rogério Heleno Pereira Félix e também com a participação de outros concelebrantes, dentre eles: Padre Crisônio Vieira de Souza; os Freis que compõem a Comunidade local, Frei Antônio Bento, O. Carm., Frei Valter Rubens, O.Carm.; e Frei Marlom Francis, O. Carm., Prior do Convento do Carmo da Lapa. Também esteve presente Frei Bruno Schröder, O.Carm., Diretor da Associação São Martinho.

A cerimônia seguiu as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Arquidiocese do Rio, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Com uma boa representação de paroquianos e respeitando todos os protocolos de saúde celebramos uma bonita Missa Solene de Posse. Lida por mim, a provisão confere a Frei Fernando à missão de ser o pároco dessa comunidade de Nossa Senhora do Carmo. Dom Orani o conduziu a Pia Batismal para que ele continue fazendo das pessoas novos filhos de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo; também o entregou os Santos Evangelhos, para que continue a anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas; o levou até a porta principal do templo para que acolhesse o povo que, a partir daquele momento, é o seu povo; foi levado também até o sacrário para que a Eucaristia seja o centro de toda a ação pastoral e de toda a vida da Paróquia; e, por fim, foi apresentado ao lugar de confissão para que distribua aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor. Louvamos a Deus pela vida do Frei Fernando Bezerra e pedimos ao Senhor que ele faça uma boa missão aqui em nosso Vicariato Episcopal Suburbano”, desejou o vigário episcopal, Padre Rogério Heleno Pereira Félix.

Durante sua homilia, registrando a presença não só do novo pároco, mas também dos freis que compõem a Comunidade do Carmo de Vila Kosmos – Frei Antônio Bento, O.Carm., e Frei Valter Rubens, O.Carm. –, Cardeal Tempesta enfatizou a importância da paróquia, confiada aos frades da Província Carmelitana de Santo Elias, para a Igreja do Rio de Janeiro. Ao refletir sobre sua cerimônia de posse, Frei Fernando Bezerra partilhou seu sentimento em assumir essa nova missão dentro desse período de pandemia e isolamento social.

“Cheguei aqui na paróquia no início de março e alguns dias depois, por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus, a Arquidiocese do Rio determinou o fechamento das Igrejas ao público e, como em todas as paróquias, passamos a celebrar sem a presença dos fiéis. Não tive tempo suficiente para conhecer mais intensamente a realidade, nem de experimentar a vivacidade e o dinamismo desta comunidade de fé”, contou.

O frade carmelita ressaltou ainda que, mesmo diante desta realidade tão difícil, a comunidade continuou e continua caminhando com alegria, entusiasmo, fé e esperança.

“Sinto-me muito feliz por estar aqui. Esta paróquia já tem uma longa caminhada. Colherei frutos de sementes que foram lançadas pelos confrades que já trabalharam aqui e pelo povo que faz parte desta igreja. Espero, com os paroquianos, lançar novas sementes que produzam bons frutos para todos, na esperança de que esta comunidade continue sendo sinal vivo da presença de Deus entre nós. Nesta missão, conto com a colaboração direta dos freis Antônio Bento e Valter Rubens, que também servem a esta paróquia como vigários, por isso, peço as orações de todos para que juntos possamos levar adiante com fé, esperança e amor, esta missão a nós confiada”, concluiu Frei Fernando Bezerra.

Fotos: Antônio Reis