Assembleia Anual Provincial teve início em formato on-line

 

Começou quarta-feira (03/02) a Assembleia Anual Provincial, que em 2021 será inteiramente on-line. O encontro acontece também nesta quinta-feira (04/02). O tema estudado no primeiro dia foi “A reorganização institucional e a gestão dos bens eclesiásticos”, assessorado pelo Instituto Axis. Participam desse encontro os religiosos com votos solenes da Província Carmelitana de Santo Elias.

A primeiro dia teve a assessoria do Instituto Axis

A Assembleia foi iniciada com um momento de oração, coordenado pelo Frei Rothmans Campos, O.Carm. Em seguida, os participantes ouviram as conferências sobre o tema principal. O dia foi concluído também com a oração, seguida da bênção do Padre Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.

A Assembleia Anual é um importante evento de avaliação, reorganização e planejamento da Província; bem como um tempo precioso de formação e fraternidade para os freis. Este ano, devido à pandemia, o encontro não pode ser presencial, mas ainda assim está sendo mantido o seu sentido e objetivo. Segundo o Prior Provincial, Frei Adailson dos Santos, embora a realidade que se viva hoje, por conta da Covid-19, seja desafiante, o contato pelos meios digitais trouxe alegria aos frades, que puderam trocar experiências e se reencontrar virtualmente.

“Não podemos desanimar. Acredito muito na força da oração para o enfrentamento deste tempo cheio de incertezas, mas também de esperança em Deus, de que tudo vai passar e que a população será imunizada. Não podemos deixar de realizar os projetos e planejamentos da vida comunitária. Precisamos usar os meios de comunicação para os encontros e aprender a conviver com esse momento da história, reorganizando da melhor forma possível a nossa vida e missão”, disse o Prior Provincial.
Ele classificou com muito positiva a experiência vivida no primeiro dia da Assembleia e destacou a importância da realização do encontro, superando todas as dificuldades impostas pelo distanciamento social.

“Conseguimos alcançar os objetivos propostos e isso tem nos alegrado e animado muito a dar continuidade aos nossos projetos. Não podemos ficar paralisados diante do vírus. Precisamos nos reinventar, redimensionar a própria vida e a missão, para, da melhor forma possível, atender o povo de Deus, e responder ao nosso carisma nesse novo momento da história da humanidade que estamos vivendo”, completou.

A Assembleia Provincial prossegue nesta quinta-feira, com a apresentação do Dr. Hugo José Sarubbi, assessor jurídico da CNBB. Os participantes também contam com a assessoria de uma equipe formada por colaboradores da São Martinho e por freis, que estão trabalhando na reorganização dos projetos sociais da Província Carmelitana de Santo Elias. Eles são um auxílio para a tomada de decisões sobre os trabalhos futuros.

Rezemos pelo êxito do encontro, para que seja frutuoso para toda a obra missionária da Ordem do Carmo.