Assembleia Anual Provincial termina com uma palavra de esperança e exortação à vivência do carisma carmelitano

 

O segundo dia da Assembleia Anual Provincial, na quinta-feira (04/02), teve início com a oração, seguida da continuação da reflexão sobre a reorganização institucional. Logo depois, o grupo de colaboradores apresentou o projeto de criação da Rede Carmelita Transformando Vidas, que tem como finalidade o fortalecimento da ação social, através da reorganização dos trabalhos realizados nos diversos estados em que a Província está presente: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Rio Grande do Sul.

“A ideia é separar, numa rede própria, tudo o que diz respeito à ação social, desvinculando administrativamente daquilo que é próprio de uma organização religiosa, como a manutenção dos missionários e das comunidades paroquiais. Já demos os encaminhamentos para consolidar o projeto e agora uma equipe vai dar o andamento dos trabalhos pós-assembleia”, explicou o Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.

Oração, vida fraterna e missão

Por fim, uma palavra de esperança e exortação marcou o encerramento da Assembleia. Frei Adailson falou aos confrades sobre a importância de se renovar o compromisso com o carisma carmelitano, através da vivência dos seus pilares: oração, vida fraterna e missão.

“São esses pilares que movem a nossa vida. Precisamos continuar firmes neste tempo pandêmico que o mundo vive. Renovarmos a esperança e a fé. Vivermos com alegria, mesmo em meio a tantas dores, porque essa alegria é fruto do anúncio do Evangelho”, disse o Prior.

Ele também falou aos participantes sobre a importância de estarem atentos aos sofrimentos do povo, que procurarão por socorro material e espiritual nas paróquias e nas obras sociais carmelitas.

“Infelizmente, devido à crise causada pela pandemia, o número de pessoas que vão nos procurar tende a aumentar e precisamos estar atentos, sensíveis, às necessidades dos mais vulneráveis, dos que batem à nossa porta, seja em nossos programas sociais, ou nas paróquias e santuários que administramos. Muitos virão em busca de uma palavra de consolo e da espiritualidade carmelitana. Precisamos reforçar a nossa presença, a nossa missão nos locais em que estamos presentes e saber que esse momento de dor e sofrimento vai passar, mas enquanto não passa, necessitamos estar muito atentos a esses apelos, que gritam forte hoje na nossa sociedade”, completou.

A Assembleia Anual Provincial – 2021 aconteceu nos dias 3 e 4 de fevereiro, de forma on-line. Participaram desse encontro os religiosos com votos solenes da Província Carmelitana de Santo Elias.