Frei Márcio Silvan é o novo Promotor Vocacional

 

“Ser Carmelita é ser contemplativo! Então, você, meu jovem e minha jovem, as moças e os rapazes, que desejam, que sentem o chamado vocacional para a Ordem do Carmo; sentem uma inquietude em seu coração, eu vos digo: coragem! Coragem! Nós te convidamos a fazer esse caminho juntos conosco!” – Frei Márcio Silvan, O.Carm.

A Promoção Vocacional da Província Carmelitana de Santo Elias (Provocarmo) está iniciando um novo ano de acompanhamento e discernimento. Em 2021, o promotor vocacional é o Frei Márcio Silvan, O.Carm., que há 12 anos ingressou na Ordem do Carmo.

A Província Carmelitana de Santo Elias gradece ao Frei Marlom Francis, O.Carm., que deixa a coordenação da Provocarmo, bem como à toda sua equipe, pelos meses de dedicação e pelo importante trabalho de acolhimento, acompanhamento e preparação dos vocacionados em 2020.

Bonita experiência de amor

Natural de Belém do Pará, o novo promotor vocacional conta que chegou ao postulantado “com a mala cheia de esperança” e encontrou na Ordem uma “experiência bonita de amor a Deus, na vivência do obséquio de Jesus Cristo; no amor e na fraternidade ao próximo; no serviço aos irmãos; e no amor à virgem Maria”. Em janeiro de 2021 completou 10 anos de profissão religiosa.

Com uma caminhada vocacional provada e comprovada no amor, ele contou que recebeu com alegria, mas também com “temor e tremor” a missão de coordenar este ano a Provocarmo e que espera com entusiasmo os novos vocacionados.

Aos rapazes que querem ingressar na Ordem do Carmo, e às moças que desejam se consagrar como monjas carmelitas, ele tem um convite:

Frei Márcio: “Ser carmelita é trilhar um caminho de transformação para a nossa vida e para a Igreja.”

“Meu irmão e minha irmã, você que quer seguir o Cristo mais de perto, venha fazer esse caminho: eu te convido! Não desista! Coragem! Venha fazer parte do nosso grupo vocacional! Venha caminhar conosco, nessa subida ao Monte Carmelo, olhando para aqueles que já nos precederam, os santos e santas carmelitas. Será um tempo de olhar para frente, com esperança! Num mundo em transformação, em tempo de pandemia, a Ordem do Carmo é um itinerário de esperança”, disse.

Frei Márcio destaca pontos importantes dessa caminhada e discernimento: “somos chamados por Deus a uma comunhão, uma intimidade com Ele; a viver em fraternidade; a viver no serviço. Somos chamados pelo Pai a seguir Jesus Cristo, no espírito de Elias, à imitação de Maria Santíssima”.

Ele conta, ainda, que os sinais vocacionais para o Carmelo são percebidos pelo jovem e pela jovem em sua caminhada de fé. O religioso explica que durante o acompanhamento e o discernimento vocacional é possível perceber essa semente na vida dos vocacionados.

“Alguns elementos que constituem a vocação carmelita já podem ser observados, em semente, na vivência diária. Entre eles: o amor à Virgem Maria, à Palavra de Deus,  à Igreja e aos pobres; a vida de oração e a oração na vida; o apreço pelo silêncio, silêncio da vida e vida de silêncio, permeando toda a ação do jovem de uma dimensão contemplativa. Tudo isso são características que aparecem como sinais na vida dos vocacionados”, explicou o Promotor Vocacional.

Para ingressar no grupo da Provocarmo é preciso ter no mínimo 18 anos e ter concluído o ensino médio. As moças são encaminhadas aos grupos vocacionais dos mosteiros. Os rapazes fazem, ao longo do ano, encontros coordenados pelos freis, que acontecem em diversos estados. Para participar é preciso preencher um cadastro e esperar ser contactado pela equipe vocacional.

>>> Clique AQUI se você quer fazer o discernimento vocacional.

Nova equipe se reúne para planejar as atividades de 2021

A nova equipe da Provocarmo realizou, no dia 18/02, uma reunião presencial e on-line para o planejamento das atividades do ano de 2021. Coordenada por Frei Márcio Silvan, O.Carm., a equipe é formada por: Frei Luiz Miguel, O.Carm.; Frei Moacir Rodrigo, OCarm., Provocarmo BH; e Frei José Ivanildo, O.Carm.; e Frei Antônio Herberg, O.Carm., Provocarmo SP.

Nova equipe da Provocarmo para o ano de 2021

Uma palavra final do Promotor Vocacional:

“Venha, jovem, e faça conosco esse itinerário vocacional, que é um caminho de transformação para a nossa vida e para a Igreja. Ser Carmelita é ser contemplativo: venha e faça parte desta família!”

Calendário para 2021

Anote as datas dos encontros vocacionais para rapazes no primeiro semestre. Posteriormente serão divulgadas as datas do segundo semestre do ano.

Março      

Dias 19, 20 e 21/03/21 – Encontro Vocacional PROVOCARMO Conventão-Bela Vista São Paulo – SP: Região SP e RJ.

Tema: Ano de São José.

Ser carmelita é tudo que eu quero!

Abril

De 28/03 a 04/04 – Semana Santa: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

 Dias 09, 10 e 11/04/21 – Encontro Vocacional PROVOCARMOBelo Horizonte – Convento do Carmo Noviciado Jaqueline – BH. Região: DF, MG, GO.

Tema: São José modelo de pobreza, castidade e obediência.

Ser carmelita é ser contemplativo!

25/04/21 Domingo do Bom Pastor (Dia mundial de oração pelas vocações sacerdotal) 

Maio

Dias 30, 01 e 02 – Encontro Vocacional PROVOCARMO,Convento do Carmo Lapa – RJ. Região: RJ e SP.

Tema: São José protetor principal da Ordem do Carmo.

Ser carmelita um jeito contemplativo de ser missionário!

Dias 22 e 23/05/21 – Encontro Vocacional PROVOCARMO REMOTO OLINE PROVOCARMO BRASIL.

 Junho

Dias 04, 05 e 06/06/21 – Encontro Vocacional PROVOCARMO. Convento do Carmo Sion – BH. Região: MG, DF e GO.

Tema: São José homem justo. Modelo dos consagrados carmelitas.

Ser carmelita na justiça e santidade.

Dias 18, 19 e 20/06/21. Encontro Vocacional PROVOCARMO. Convento do Carmo – SP. Região: SP e RJ.

Tema: Carmo escola de santidade. São José modelo de santidade para os santos e santas carmelitas.

Ser carmelita um jeito orante de viver!

Julho

De 07 a 15 – Novena em Honra à Nossa Senhora do Carmo, nas comunidades Carmelitanas, divulgação da Espiritualidade Carmelita

Dia 16 – Dia de Nossa Excelsa Padroeira Nossa Senhora do Carmo

Dias 23, 24 e 25/07/21 – Encontro Vocacional PROVOCARMO Convento do Carmo Palmas – TO. Região TO e Belém-PA.

Tema: São José esposo da Virgem Maria.

Ser carmelita é ser família de Deus!

NOVO NÚMERO DA PROMOÇÃO VOCACIONAL:
(11) 9 9443- 3573 (WHATSAPP)
E-mail de contato: fradecarmelita@gmail.com