Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

3 dicas de como fazer jejum de redes sociais nesta Quaresma

A Quaresma é um tempo marcado pela ascese e uma busca sincera pela conversão. Para isso, a Igreja nos convida ao exercício do jejum. Mas que tal incluir também um jejum de redes sociais para lutar contra a dispersão e o pensamento aleatório?

Antes de propor o jejum, vamos fazer um pequeno Exame de Consciência:

Você já passou pela seguinte situação: pegou seu caderno e a bíblia para rezar, mas resolveu olhar “só um minutinho” o celular antes da oração? Quando se deu conta, já tinha passado o tempo da oração e ela teve que ficar para outro dia?

Ou já pegou um livro para ler e no meio da leitura lembrou de algum fato, resolveu pegar o celular “só um minutinho” para mandar uma mensagem e quando se deu conta já estava nas redes sociais e nem lembrava mais do livro?

Ou ainda estava assistindo um filme, mas resolveu olhar as redes sociais “só um minutinho” e quando se deu conta já tinha perdido o fio da meada do enredo?

Pois é, meu amigo, esse “só um minutinho” pode prejudicar bastante sua vida de oração e seu recolhimento na Quaresma. Estamos na era da atenção fragmentada, mas a alma esposa é chamada a ter oração profunda. E como ensina Santa Teresa, para isso, é necessário parar e gastar tempo com Deus. É necessário recolhimento.

Mas você pode argumentar: eu preciso das redes sociais para trabalhar, não posso me abster completamente. Tudo bem. Pensando nisso separamos algumas dicas de como você pode viver esse jejum.

– Sem oração, sem redes sociais

O fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, certa vez fez um propósito de só comer depois de rezar. Que tal mudar um pouquinho? Só vou olhar minhas redes sociais depois de rezar. Isso vai garantir que você viva neste período quaresmal a primazia da graça e da vida de oração.

– Sexta-feira sem Instagram

A Igreja nos convida a abster de carne na sexta-feira. Que tal nesse dia você oferecer também o sacrifício de não olhar o Instagram? Você se empobrece de engajamento, mas enriquece sua vida espiritual.

– Redes sociais só em horários específicos

Outra forma de jejum é deixar de se alimentar de uma refeição específica. Que tal seguir essa lógica e determinar um horário específico para olhar o celular? Você pode determinar 20 minutos de manhã e 20 minutos a tarde, completado esse tempo, só olhar as redes sociais no dia seguinte.

É difícil. Mas justamente por isso é penitência, é sacrifício, é jejum. Santa Quaresma!