Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

5 motivos para rezar o terço diariamente segundo Irmã Lúcia

No dia 13 de outubro de 1917, na sua última aparição na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, Nossa Senhora une três devoções: a espiritualidade do Escapulário, a oração do Santo Rosário e a consagração ao seu Imaculado Coração.

Logo depois da aparição, surgiram, aos três videntes de Fátima, várias cenas. Na primeira, ao lado de São José, a Mãe de Deus, com o Menino Jesus ao colo, apareceu como Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, surgiu como Nossa Senhora das Dores, junto com seu Filho Jesus Cristo, que padecia em meio a muitos sofrimentos, a caminho do monte Calvário. Na última visão, “gloriosa, coroada como Rainha do Céu e da Terra, a Santíssima Virgem apareceu como Nossa Senhora do Carmo, tendo o Escapulário à mão”

Por isso toda a Igreja é chamada à devoção ao Imaculado Coração, a utilização do Escapulário e a oração diária do Santo Rosário, porém, nós os carmelitas, temos essa missão especial em nossa espiritualidade uma vez que como diz a irmã Lúcia: “O Terço e o Escapulário são inseparáveis”.

  • A primeira é a de que Deus é um Pai que “se adapta às necessidades e possibilidades dos seus filhos”. E explica: “se Deus, por meio de Nossa Senhora, nos tivesse pedido para irmos todos os dias participar e comungar na Santa Missa, certamente haveria muitos a dizerem, com justo motivo, que não lhes era possível”. Entretanto, “rezar o Terço é acessível a todos, pobres e ricos, sábios e ignorantes, grandes e pequenos”, em qualquer momento e lugar.
  • A segunda razão, é a de que esta oração “nos leva ao encontro familiar com Deus, como o filho que vai ter com o seu pai para lhe agradecer os benefícios recebidos, tratar com ele os seus assuntos particulares, receber a sua orientação, a sua ajuda, o seu apoio e a sua bênção”.
  • Um terceiro motivo apresentado pela Serva de Deus é o de que depois da Santa Missa, o Terço “é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus e de maior proveito para as nossas almas. Se não fosse assim, Nossa Senhora não teria recomendado isso com tanta insistência”
  • O quarto benefício da recitação diária do Rosário dada pela vidente de Fátima é a de que “o Terço é um meio poderoso para nos ajudar a conservar a Fé, a Esperança e a Caridade”.
  • A quinta razão apresentada pela Irmã Lúcia é a de que o Terço impede os fiéis de caírem no materialismo. “Aqueles que abandonam a oração do Terço e não tomam diariamente parte no Santo Sacrifício da Missa, nada têm que os sustente, acabando por se perderem no materialismo da vida terrena”.