Missa em Ação de Graças aos 300 anos da Província Carmelitana de Santo Elias

 

Na última segunda-feira, 20 de julho, a Família Carmelitana e todo o povo de Deus celebraram a Solenidade de Santo Elias e os 300 anos de ereção canônica da Província Carmelitana dedicada ao pai inspirador do Carmelo. O Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm., presidiu a Santa Missa em Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro (RJ), com transmissão, ao vivo, pelas redes sociais. Concelebraram, o Terceiro Conselheiro e pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos, Frei Fernando Bezerra Leite, O.Carm.; o Promotor Vocacional, Frei Marlom Francis, O.Carm.; e o Reitor da Igreja, Frei Eduardo Ferreira, O.Carm. A Eucaristia contou, ainda, com os serviços do Frei Bruno Schröder, Delegado para a Ordem Terceira e Diretor da Associação Beneficente São Martinho.

“Hoje é o dia do pai inspirador da Ordem do Carmo e nesta celebração nós rezamos em ação de graças pelos 300 anos da Província Carmelitana de Santo Elias. É claro que não é a existência dos 300 anos dos carmelitas no Brasil, pois os carmelitas chegaram ao país em 1580, portanto, já bem antes estavam presentes em nosso território brasileiro. Mas em 1720 houve a ereção canônica e a Província que, até então, pertencia a Vice-Província de Portugal, ganha sua independência. Rezamos em ação de graças por essa história tão bonita de nossa Província e nos unimos em oração com todas as casas de nossa Província, que recordam a nossa presença no Brasil”, disse o Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.

O Terceiro Conselheiro da Província e pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos, Frei Fernando Bezerra Leite, O.Carm., também trouxe uma palavra de entusiasmo e reforçou a importância de todos nessa trajetória tricentenária, mas que traz consigo a jovialidade e a vitalidade do Carmelo.

“Muito já foi dito sobre a nossa Província neste tempo em que ela celebra seus 300 anos de ereção canônica. Uma história com a colaboração e participação direta de muitos frades, mas, também, de muitos irmãos leigos que colaboram nas nossas comunidades, numa tentativa de levarmos adiante a missão do profeta Elias: revelar Deus presente no meio de nós. A nossa missão é justamente viver esse ideal de revelar Deus onde estivermos e, sem dúvida alguma, nesta missão, os fiéis de nossas comunidades colaboram diretamente, assim também como vários benfeitores que nos ajudam a levar adiante essa missão tão importante, principalmente, nos dias de hoje, em uma sociedade marcada por sinais da não presença de Deus, pois somos chamados a ser presença de Deus. E não conseguiríamos realizar essa missão sem a participação de todos. Que o Profeta Elias nos inspire sempre e nos motive para que avancemos sempre sem jamais desanimar e sem jamais desistir. Que a Virgem do Carmo, Mãe do Carmelo, também nos motive, pois o mundo e o Brasil precisam do nosso trabalho enquanto religiosos carmelitas, e que essa história continue a produzir muitos frutos para o bem do povo de Deus”, desejou Frei Fernando Bezerra.

Ainda durante a celebração, os frades carmelitas realizaram a ‘Benção dos Pães’ e os distribuíram aos colaboradores da Província Carmelitana de Santo Elias que participaram da Santa Missa, seguida de um almoço comemorativo no Salão da Igreja. Em todas as Comunidades Carmelitanas a Solenidade de Santo Elias e os 300 anos de ereção canônica da Província foram celebrados liturgicamente e com grande alegria.

Assista a Celebração Eucarística:

https://www.facebook.com/adailsonquintino/videos/1213740765639159