Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

A grande alegria em descobrir o chamado de Deus

“A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria.”
(Santo Agostinho)

Alegria por estarem num caminho de descobrimento da vontade de Deus para as suas vidas foi o sentimento que marcou mais um encontro vocacional da Província Carmelitana de Santo Elias, desta vez na cidade de Itu (SP). Os jovens estiveram reunidos com a equipe da Promoção Vocacional nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

No primeiro dia do encontro rezaram o Terço Mariano juntos e tiveram um encontro fraterno em seguida. O amor à Virgem do Carmo é inerente da vocação carmelita, assim como a vida em comunidade. Não se pode compreender o Carmelo sem a presença viva de Maria. Outro elemento fundamental do ser carmelita é o da fraternidade, mas uma fraternidade orante. Assim se expressam as atuais Constituições: “Como fraternidade contemplativa, buscamos o rosto de Deus e servimos a Igreja no coração do mundo ou, eventualmente, na solidão eremítica”.

No sábado, as atividades do dia tiveram início com a oração. A espiritualidade do Carmelo é a espiritualidade da união com Deus ou a intimidade divina. A união com Deus é a maneira de ser e de atuar do Carmelo, tanto em seu interior como no apostolado externo. É a ideia central de seu programa de vida, que está organizado em função desse fim.

Depois houve o café da manhã e em seguida, duas palestras: uma sobre a vivência da fraternidade e outra sobre o serviço. São dois aspectos que se completam como dois lados da mesma medalha. A vida de fé em comunidade e o trabalho em equipe dão consistência e conteúdo à Palavra que se anuncia e à luta que se trava.

Na raiz de nossa missão está Jesus, o enviado do Pai. É ele quem nos convida e envia (Jo 20, 21). Ele é o modelo de todo missionário. O missionário carmelita em primeiro lugar une-se a Jesus, busca ter o Espírito de Cristo, e constitui uma equipe. Num segundo momento revela o Pai, é testemunha de Jesus e assume a luta que o Senhor iniciou contra os demônios, isto é, os poderes do mal que estragam a vida do povo e a empobrecem.

Após o almoço os participantes ouviram outra palestra, desta vez sobre o tema “Oração”. Em seguida, houve organização para o recreio, mais um momento de vivência da fraternidade, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Lectio Divina.

O domingo foi marcado pela Santa Missa, oração, partilha de vida e finalizado com um almoço.