Está acontecendo a quinta edição do ALACAR (Associação Latino Americana dos Carmelitas). O encontro teve início no dia 6 de novembro e será encerrado no próximo domingo (11). Estão reunidos representantes da família carmelitana: freis, freiras e monjas da Ordem do Carmo, da Ordem Carmelita Descalça, de diversas outras congregações carmelitanas, e leigos da Ordem Terceira.
Com o tema “Mártires de ontem, para o Carmelo Latino-Americano de hoje: Beato Frei Tito Brandsma, Santa Edith Stein e Dom Oscar Romero”, o encontro acontece na Casa Arquidiocesana Maria de La Alta Gracia, em Santo Domingos, na República Dominicana. Estão presentes o Prior Geral da Ordem do Carmo, Frei Fernando Millan Romeral, O.Carm.; o Conselheiro Geral para as Américas, Frei Raúl Maraví Cabrera, O.Carm.; e o Prior Provincial da Província de Santo Elias, Frei Evaldo Xavier, O.Carm. Também participaram representando a Província os freis Donizetti Barbosa, O.Carm., e Petrônio de Miranda, O.Carm.
A programação deste ano inclui palestras, momentos de oração, reflexão em grupos, celebração eucarística e jornadas de fraternidade, com visitas guiadas.
No dia 7 de novembro, Frei Evaldo Xavier falou ao Olhar Jornalístico sobre a importância do tema do V ALACAR e destacou a conferência do Prior Geral da Ordem dos Carmelitas Descalços, Frei Savério Cannistrá, OCD: “Antigamente se dizia que os séculos do martírio foram os primeiros séculos do cristinismo, o frei Cannistrá, com muita lucidez, disse que não é verdade. Os séculos do martírio são os Séculos 20 e 21, nos quais milhares de cistãos morreram, e estão morrendo, pela fé, sejam nas guerras ou nas perseguições”, declarou.
Fotos: Frei Petrônio de Miranda, O.Carm.
Comentar