De 1° a 3 de fevereiro, acontece a Assembleia Anual da Província Carmelitana de Santos Elias. Pelo segundo ano consecutivo, o encontro é realizado de forma virtual, devido as restrições impostas pela pandemia, agravada pela disseminação da variante Ômicron.
A assembleia é um momento formativo, mas também fraterno. Frei Atanael, O.Carm, conta que antes de cada sessão, é realizado um breve momento de convívio fraterno.
“As conversas são animadas, reforçando os laços da fraternidade e a esperança em Deus de que momentos assim possam ser realizados presencialmente no futuro. Logo após a confraternização, segue-se o momento orante que, oficialmente abre os trabalhos de cada sessão”, partilha.
No primeiro dia, os assessores Marcio Moreira e Adilson Souza, do Instituto Axis, apresentaram o tema “Governança”, indicando à Província caminhos para a gestão da Instituição, com foco na realização de nossa missão na Igreja, administrando segundo as melhores práticas ESG (sustentabilidade, responsabilidade social e gestão idônea e transparente). Uma sessão de perguntas seguiu-se à apresentação do tema, oferecendo espaço para esclarecimentos e contribuições dos participantes.
Na parte da tarde, o assessor Sebastião de Castro, também do Instituto Axis, apresentou a proposta de criação de uma espécie de Ouvidoria Provincial. Tal procedimento responderia às justificadas preocupações do Papa Francisco e da Santa Sé com a resolução dos delitos cometidos por membros do clero e religiosos de um modo geral. A Igreja está comprometida em responder a tais casos de modo justo, firme e célere. A Ordem do Carmo e a Província Carmelitana Fluminense comungam de tal comprometimento.
A sessão também contou com um momento para perguntas e contribuições e, depois disso, os trabalhos foram encerrados com a oração final e a Bênção, concedida pelo Prior Provincial, Frei Adailson dos Santos, O.Carm.
Comentar