No dia 12 de novembro, a Província Carmelitana Fluminense deu início a Assembleia de Formação dos frades Junioristas. A Assembleia vai até o dia 14 de novembro e acontece no Convento do Carmo, em São Paulo.
A abertura da Assembleia começou com a Santa Missa, presidida pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm. A celebração foi concelebrada pelo Conselheiro provincial para a formação, Frei Fernando Bezerra, O.Carm, e pelo Prior conventual, Frei Malon Francis, O.Carm, na presença dos frades junioristas, noviços e do povo de Deus.
Na homilia, os formandos foram orientados a olharem para o passado extraindo dele os valorosos exemplos e assim buscarem no presente construir o futuro da Província.
“Quero expressar a nossa alegria pela realização de mais uma assembleia de formação dos frades Juniorista da nossa Província. Rendemos graças a Deus pelo carisma Carmelitano presente no Brasil desde 1580. Peço a vocês queridos frades estudantes que se deixem guiar pelo Espírito Santo, de modo que o Evangelho possa ser o vinho novo que orienta essa Assembleia. Durante a Assembleia de vocês evitem a improvisação, a mesmice, o individualismo, de modo agir como fraternidade e, a partir do ardor evangélico, olhar para frente, criar maior laço de partilha e de convivência fraterna de modo que se realize a vontade de Deus. Que a Assembleia, seja o tempo de nos ouvirmos uns aos outros e de ouvir o apelo do Senhor. Que esta assembleia possa ser uma dádiva de Deus, em suas vidas”, motiva o Prior Provincial.
A Assembleia é um espaço para crescer no carisma carmelitano, de forma especial, no tripé da vocação que é a oração, a fraternidade e no serviço.
“É um tempo para generosamente o coração para ouvirmos o que Deus nos tem a dizer. É tempo de olhar para trás para ver o que já foi feito e de olhar para frente com esperança. Assembleia é um exercício espiritual. Que haja leveza e despojamento para ouvir o que o Espírito Santo tem a nos dizer”. É importante lembrar que, “ao invés de nos perguntarmos onde iremos, a pergunta a ser feita nestes dias deve ser: Onde a inspiração carmelitana nos leva, como homens consagrados?”, explica Frei Adailson
Frei Adailson finalizou desejando que cada um seja um profeta da esperança no mundo de hoje.
“Estejam atentos a realidade em volta de suas comunidades, a vida religiosa pressupõe convivência fraterna, por isso, exorto a evitar o clericalismo e o individualismo para não se perder a graça de viver as virtudes Carmelitana da simplicidade, fraternidade. Que o Senhor nos dê a graça de não permanecer prisioneiros ou acomodados com os odres velhos remendando a vida, mas nos conceda a graça da alegria e da liberdade que a novidade do Evangelho nos traz”.
Ainda no primeiro dia de Assembleia, os formandos participaram de diversas atividades que contribuíram para o crescimento humano e fraterno das etapas iniciais.
O conselheiro da formação, Frei Fernando Bezerra, iniciou as atividades internas com uma pregação na qual pontuou os principais aspectos relacionados a caminhada formativa dentro da Província. Frei Christian, que está concluindo a graduação em filosofia, apresentou aos confrades o seu trabalho de conclusão do curso, e todo o trabalho de pesquisa a cerca do tema da empatia nos escritos e na filosofia de Edith Stein.
Para finalizar o primeiro dia de atividades, fizeram uma visita a Casa de Acolhida Fonte de Elias, responsável pelo acolhimento de dependentes químicos, e lá tiveram a oportunidade de realizar o exercício do Caminho de Santo Elias conduzido pelo Frei Chico. Durante o caminho, Frei Chico apresentou a riqueza presente no itinerário para os carmelitas.
Comentar