A situação de pessoas em vulnerabilidade social precisa ser enfrentada por todos nós, principalmente em um cenário de pandemia, onde o crescimento da pobreza e dificuldade da população é iminente. E, em 2021, a Associação Beneficente São Martinho atuou diretamente na luta contra o agravamento deste cenário.
Por isso seu aniversário de 37 anos se torna uma marca ainda mais histórica e expressiva.
UM POUCO DA HISTÓRIA
A São Martinho nasceu em meados da década de 80, quando um grupo de educadores sociais iniciaram um trabalho de abordagem de crianças nas ruas. A instituição, que é inspirada na Campanha da Fraternidade de 1984, sempre se pautou pelo desenvolvimento integral e garantia dos direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Seja por meio da inclusão profissional, cultural, esportiva, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da vivência espiritual.
Em 2019, foi a primeira instituição brasileira a ganhar ganhou o Prix Cáritas, considerado o Oscar das instituições beneficentes. A cerimônia aconteceu na cidade de Lucerne, na Suíça.
Além disso, a São Martinho já foi local de inúmeras visitas de personalidades que vieram alegrar o dia de nossas crianças, juntamente de muitas conquistas realizadas pela instituição.
Centro de Música Jim Capaldi
A música sempre foi muito presente na cultura da São Martinho, por isso, o projeto do Centro de Música Jim Capaldi sempre foi de grande importância para a São Martinho. O nome é uma homenagem ao falecido baterista britânico Jim Capaldi. Ana Capaldi e Tabitha Capaldi são grandes incentivadoras do trabalho da São Martinho e sempre se fazem presentes na instituição.
A oficina já contou com a visita de celebridades, como em 2019, quando o cantor Dilsinho realizou uma tarde repleta de música e pizza com os beneficiários.
Em 2020 foi a vez de Zak Starkey, filho do baterista dos Beatles Ringo Starr. O astro ainda veio acompanhado do rapper BNegão, do grupo de rap Covil do Flow e do lendário U-Roy.
Nossos beneficiários sempre se envolveram com o projeto em uma relação de muito carinho e envolvimento. A jovem Maria Fernanda é um grande exemplo de como a música é uma ferramenta de transformação de vidas.
Beneficiária há mais de dez anos, já participou do quadro “Essa Música é Minha”, do “Caldeirão do Huck”, na TV Globo e teve sua música “Novo Lugar” interpretada pela cantora Iza. E em 2019, a mesma assinou contrato com a União Brasileira de Compositores.
Maria Fernanda cresceu no projeto, estando envolvida com a São Martinho desde 1992. Hoje caminha com as próprias pernas compondo suas músicas e fazendo apresentações.
Gastronomia Educativa
A turma da Gastronomia Educativa também coleciona grandes acontecimentos históricos na São Martinho. A oficina usa a culinária como ferramenta de atividades inclusivas e de interação entre as crianças. O Ebook Receitas Saudáveis é um dos grandes frutos do trabalho do projeto. O material é lançado anualmente, de forma gratuita, com dezenas de receitas criativas e saudáveis elaboradas pela chef Deise Rosa e as crianças do projeto.
A oficina foi criada em 2008. No seu aniversário de dez anos, foi realizado um evento na CADEG, que contou com a presença dos chefs Thiago Gatto, participante do Masterchef Brasil 2018, e Rodrigo Sardinha, do Gastromotiva.
A inserção das crianças nas oficinas é um dos fruto dos do trabalho da nossa equipe de abordagem e educadores sociais, que realiza o primeiro contato com a população mais vulnerável, seja com moradores de rua, de ocupações ou de comunidades. Além de todo suporte realizado pelo corpo técnico após esse primeiro contato.
No último ano, a instituição atendeu cerca de 3000 pessoas. Todas alcançadas seja com ações de distribuição de alimentos, atendimentos com assistentes sociais, psicólogos, advogados e programa de profissionalização.
A São Martinho continuará trabalhando em prol da criança e adolescentes por muitos anos, na luta pela garantia dos seus direitos básicos e dignidade social.
Comentar