Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Celebração de Encerramento da Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

No último sábado, dia 19 de outubro, a Paróquia Santa Teresinha, localizada no bairro de Higienópolis (SP), foi palco de um momento especial de fé e devoção com diversas celebrações ao longo do dia por ocasião da despedida das Relíquias de Santa Teresinha, que estão em peregrinação desde o dia 01 de fevereiro no Brasil e agora partem de volta para França.

Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm, Prior Provincial da Província Carmelitana Fluminense, presidiu a missa das 18h, uma das celebrações dentro da programação.

A celebração contou com presenças importantes da Ordem dos Carmelitas. Estavam presentes o Prior Provincial dos Carmelitas Descalços, Frei Emerson de Jesus, e o Prior Provincial dos Carmelitas de Porto Alegre, Frei Everton Maria do Santíssimo Sacramento, além de outros confrades  da Antiga Observância e dos Carmelitas Teresianos.

Na homilia, o presidente da celebração, Frei Adailson, destacou que este ano foi de profunda alegria e vitórias para o Brasil com a passagem das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. A presença das relíquias trouxe muitas lições espirituais e nos despertou verdadeiramente a percepção dos mistérios de Deus. A mensagem de Santa Teresinha nos convida a abraçar a humildade, a simplicidade e a cruz, lembrando-nos da predileção de Deus pelos pequenos e humildes

“O desejo de Santa Teresinha de ser missionária não se concretizou em vida devido à sua saúde frágil, mas se realiza agora através da peregrinação de suas relíquias por diversos países e estados do Brasil. Assim, ela continua inspirando muitos a buscar a Deus de todo coração.”

Ressaltou ainda que Santa Teresinha viveu a essência do Evangelho com a “pequena via” do amor de Deus e uma profunda união com Ele, à qual todos os batizados são chamados. Seu legado para o Brasil é de fé, amor à Igreja e confiança inabalável em Deus, lembrando-nos do nosso chamado à santidade, como ensina São Paulo: “Sede Santos!”.

A missa foi um momento de gratidão e de despedida, em que os fiéis convocados, mais uma vez, a louvar e agradecer a Santa Teresinha por sua intercessão. A presença das relíquias nas diversas comunidades por onde passou trouxe consigo um tempo de renovação espiritual, e sua partida deixa um legado de esperança e inspiração para todos os devotos.

A celebramos reforçou os laços da comunidade carmelitana e dos fiéis em geral, destacando a importância da devoção a Santa Teresinha e seu exemplo de humildade e amor ao próximo. Que sua mensagem continue a ecoar em nossos corações e nos inspire em nossa caminhada de fé.

E ainda, nos últimos momentos da visita das relíquias, foi lembrado que elas deixam um rastro em nossas vidas, que perdura e nos inspira até o dia em que nos encontraremos no céu.

A peregrinação finaliza com apenas um pedido a Santa Teresinha: que ela nos ajude a seguir seus passos e a testemunhar o amor em nosso tempo, como uma rosa que espalha a fragrância do amor.