Centro Educacional do Menor (CEM), em Unaí, celebrou 45 anos com homenagens e programação especial

No dia 18 de maio, o Centro Educacional do Menor (CEM), em Unaí, uma das obras sociais da Província Carmelitana Fluminense, celebrou seus 45 anos de fundação.

A programação deste dia especial foi recheada de atividades que durou o dia inteiro. Começou logo cedo, pela manhã, com uma Caminhada Cívica promovida pela Prefeitura de Unaí em prol doDia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. E o CEM foi uma das obras sociais que participou dessa caminhada que fala da importância desse combate por toda a sociedade.

Na parte da tarde, os beneficiários prepararam diversas apresentações, entre elas, Ballet e Teatro. O momento da tarde foi concluído com a Santa Missa, presidida por Frei Reinaldo Paraíso, O.Carm, em agradecimento a Deus pela ocasião.

Na parte da noite, o CEM promoveu um momento de homenagens aos colaboradores e doadores, com direito à medalhas e placas. Logo após, houve um jantar preparado para todos para finalizar o dia de festa em grande estilo. Houve ainda a inauguração do Centro Cultural Frei Jorge Van Kempen que possibilitará atender mais crianças.

Entre outros convidados, marcaram presença os parceiros: Joelson, Gerente do Mart Minas, Cláudia, Secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Unaí e os vereadores Cléber Canoa e Nair Dayana.

A comemoração foi marcada pela gratidão. Gratidão a Deus por essa Obra Social, gratidão aos colaboradores que ajudam diariamente, gratidão aos doadores que fazem a diferença e gratidão aos beneficiários que são o motivo da existência dessa Obra Social.

“Para nós foi uma alegria celebrar 45 anos de dedicação a tantas crianças e adolescentes, que passaram e passam pelo CEM. Foi um momento alegre e feliz, tivemos presentes diversos parceiros, pessoas que estiveram na fundação do Cem há 40 anos, muitas pessoas especiais participaram conosco durante o dia inteiro. Finalizamos esse dia com a certeza de que estamos caminhando, ainda vem muitos anos por aí e muitas vidas transformadas” , partilhou Frei Reinaldo Paraíso, O.Carm. 

 

SOBRE O CEM: 

Na cidade de Unaí, em Minas Gerais, a Província Carmelitana Fluminense mantém uma importante obra social, que leva às crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, apoio e orientação em seu processo de desenvolvimento, bem como promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários: o Centro Educacional do Menor (CEM).  A obra social busca através de suas atividades assegurar espaços de referência para o convívio comunitário e social, com vistas ao desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Outra meta do Centro Educacional é estimular a participação dos assistidos e seus responsáveis na sociedade, através do desenvolvimento de competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo. Com isso, espera-se contribuir para a inserção, reinserção e permanência da criança e do adolescente no sistema educacional.

As atividades desenvolvidas pelo CEM abrangem os bairros de Capim Branco I e II, Olaria, Politécnica, Primavera I, II, III, Vale Verde, Canabrava, Itapuã, Cachoeira e Jacilândia. Atualmente atende a cerca de 125 estudantes: 40 na faixa etária de 4 a 6 anos; 30, de 7 a 10 anos; 12, de 11 a 14 anos, e 43, de 15 a 18 anos.

Diariamente ou semanalmente são oferecidas aos assistidos atividades de convívio, cultura e recreação, tais como: oficinas pedagógica, culinária e de cinema, brinquedoteca, informática, práticas desportivas e contação de histórias, entre outras. Há ainda atividades que são realizadas com periodicidade quinzenal ou mensal, como estudos do meio ambiente e comemorações festivas.

O Centro Educacional do Menor está sob a responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e sua sede fica na Rua Frei Cecílio, 26, no bairro Cachoeira, em Unaí (MG). Mais informações pelo telefone (38) 3676-0477.