Centro Educacional do Menor – CEM participa da campanha “Faça Bonito” com ações de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

No mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de UNAI –MG, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o CREAS realizam ações de conscientização e sensibilização da população. A ação visa sensibilizar, conscientizar e alertar sobre a necessidade de combater esse tipo de crime, bem como incentivar o registro de denúncias das violações sofridas pelo público infanto-juvenil. O dia 18 de maio foi estabelecido em lei como data de referência Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Ao longo de todo o mês, o CREAS e o CRAS POLO I, II e III, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Conselho Tutelar, Associação Unaiense Desenvolvimento e Cidadania – AUDEC, Centro Educacional do Menor – CEM, Policia Militar, Policia Civil, Delegacia Especializada da Mulher – DEAM, Tribunal de Justiça de Unaí, Ministério Público de Unaí promoveram rodas de conversa, atividades de conscientização nos territórios e Palestras educativas nas escolas.

No dia 18 de maio, às 8h da manhã, os adolescentes do Centro Educacional do Menor – CEM participaram juntamente com a rede de proteção e comunidade de uma caminhada na cidade de Unaí – MG com a finalidade de mobilizar e conscientizar de toda a população em relação a prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, com músicas, cartazes banners e faixas explicativas.     

Também na tarde do dia 19 de maio de 2022 as crianças do Centro Educacional do Menor – CEM apresentaram na sede do CRAS I alguns números musicais com os temas ‘Criança não namora”, e “O meu corpo é um tesourinho”, apresentados ao grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –SCFV do CRAS I ao qual temos parceria com a Prefeitura Municipal de Unaí – MG.

A Coordenadora do CREAS Cleide Xavier ressalta o apoio institucional que a equipe está recebendo na campanha “Faça Bonito”, “O intuito da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”.

A secretária Municipal de Assistência Social – SEMDESC destaca a importância da Campanha Faça Bonito, “Estamos empenhados em sensibilizar a Rede de Proteção e também a Sociedade Civil para juntos integrar o calendário de eventos alusivos ao dia 18 de maio”.

Campanha “Faça Bonito

O  “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.  Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.