O Encontro dos Superiores Carmelitas acontece de segunda-feira, 6 de fevereiro, até sexta-feira, dia 10. Este ano o encontro será realizado no Convento do Carmo, em Bela Vista, São Paulo, tendo como anfitriã a Província Carmelitana Fluminense. Esse é o primeiro encontro após a pandemia.
Participam desse encontro, Frei Adailson Quintino, Provincial da Província Fluminense, Frei Roberval Pereira, Provincial da Província Pernambucana, Frei Flávio Barbosa dos Santos, do Comissariado do Paraná, Irmã Maria Imaculada Pereira de Resende, Superiora das Irmãs Carmelitas da Divina Providência e Irmã Ronilse Mendes, Províncias das Irmãs Missionárias Carmelitas de Santa Teresinha do Menino Jesus
O encontro conta ainda com a presença do Conselheiro para as Américas, Frei Luis José Maza Subero, O.Carm, e de alguns membros do secretariado dos carmelitas nas Américas.
O tema do encontro é “A missão dos Carmelitas no Brasil” e tem como objetivo reunir as congregações para avaliar, planejar e discutir a atuação dos carmelitas no país no tempo atual. O Encontro acontece anualmente, mas durante a pandemia houve uma diminuição dos trabalhos devido ao cenário da COVID-19, dessa forma, o encontro deste ano está acontecendo 3 anos após o último.
“Precisamos retomar a atuação como carmelitas no Brasil, depois que veio a pandemia, muitas atividades de cooperação acabaram diminuindo, e esse trabalho de colaboração mútua é importantíssimo”, contou o Frei Rogério Lima, um dos secretários do Encontro.
Entre os assuntos em pauta, os Superiores reunidos discutirão o projeto dos Carmelitas na Amazonia e como as congregações podem juntar forças; o trabalho da solidariedade e projetos sociais e ainda sobre a formação dos frades e freiras.
Além de planejamento, momentos de fraternidade e oração, a programação traz ainda uma pregação sobre a “Figura do Profeta Elias”, ministrada pelo Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Confira algumas fotos do primeiro dia:
Comentar