Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Carmelitas: tomar consciência da presença onipresente de Jesus

A grande jornada do Advento começa. As leituras do Advento são uma rica tapeçaria de imagens centradas na verdade de que Deus veio entre nós. Não pretendemos esperar que Jesus nasça em um estábulo. Isso aconteceu uma vez, há muito tempo, e não acontecerá novamente. Nós nos lembramos daquele nascimento como nos lembramos de nossos próprios aniversários.

O Deus que veio entre nós ainda está entre nós. O convite do Advento é tomar consciência da presença onipresente de Jesus ressuscitado como Emanuel, Deus entre nós.

Na primeira leitura deste domingo, Jeremias espera a chegada de alguém que salvará o povo de Deus, alguém que agirá com honestidade e integridade. Na segunda leitura, São Paulo encoraja os habitantes de Tessalônica a seguirem a Cristo. Ore para que o amor deles cresça e que seus corações sejam “confirmados na santidade”. Os primeiros cristãos acreditavam que Jesus voltaria muito em breve como o Senhor da Glória.

Com o passar do tempo, eles tiveram que repensar essa crença e descobrir como viver enquanto isso, o tempo que decorre entre a primeira e a última vinda de Cristo. Esse também é o nosso desafio.

O Evangelho de São Lucas de hoje adverte os cristãos a não se distrair com as preocupações e armadilhas do mundo, mas a estar preparados para estar confiantes diante do Filho do Homem quando ele vier. Permanecendo constantes no amor e atentos à nossa vocação, tornamo-nos presença viva de Jesus até que ele volte.

Temos consciência de que Cristo não está apenas presente no Santíssimo Sacramento, mas também nas Escrituras e no nosso coração. Mesmo quando estamos sozinhos, ainda somos membros do Corpo de Cristo.

Recomenda-se que uma vela acesa, um crucifixo e uma Bíblia sejam colocados no local que você escolher para esta oração. Durante o Advento, é apropriado ter a coroa do Advento no local onde você ora. Esses símbolos ajudam a nos manter cientes de quão sagrado é o tempo de oração e a nos sentirmos unidos às outras comunidades locais que oram.

A celebração é organizada para ser presidida por um dos familiares e nela participam os demais membros.

No entanto, a parte do presidente na celebração pode ser compartilhada por todos os presentes.

Lembre-se de que enquanto você ora em família, nós, Carmelitas, nos lembraremos de todos vocês.

 

FONTE: ocarm.org.