Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como aproveitar as humilhações do dia-a-dia para crescer na vida espiritual?

Um coração que não tem a capacidade de amar depois que é humilhado, não está preparado para entrar no Reino do Céu. O maior exemplo de amor e perdão de um coração humilhado é o coração de Jesus.

Aprendi e encontrei na humilhação uma grande graça e oportunidade para o crescimento espiritual e pessoal, que me leva a uma conversão no dia a dia. É preciso entender a humilhação não como algo ruim, mas como uma fonte de graça na vida de quem é humilhado. Nesta geração muitos serão salvos pela humilhação.

Só vamos chegar a essa compreensão, se, na humilhação, o nosso coração e nosso olhar estiver em Jesus crucificado, caso contrario ninguém é capaz de aceitar com paciência a humilhação em sua vida e amar aquele que o humilha.

Um coração endurecido, não tem a capacidade de acolher a humilhação com amor, com paciência e humildade. De acolhê-la como uma grande oportunidade de crescimento e de fé. Um coração endurecido, não tem a capacidade de acolher com amor as correções, um coração endurecido não tem a capacidade de amar quando é contrariado, um coração endurecido não tem sensibilidade ao perdão, um coração endurecido não entende o que é viver a humildade.

Amados, Jesus quer nos tirar dessa escuridão e nos tornar homens e mulheres santos, também por meio da humilhação e da sua palavra. É essa palavra, que sai do coração de Jesus e chega aos nossos ouvidos que é capaz de muda o nosso coração endurecido.

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações como por ocasião da revolta, como no dia da tentação no deserto, quando vossos pais me puseram à prova e viram o meu poder por quarenta anos. Eu, me indignei contra aquela geração, porque andavam sempre extraviados em seu coração e não compreendiam absolutamente nada dos meus desígnios,” (Hb3,7-10.)

Um coração que não tem a capacidade de amar depois que é humilhado, não está preparado para entrar no Reino do Céu. O maior exemplo de amor e perdão de um coração humilhado é o coração de Jesus. Na crucificação injusta, Jesus com todo o poder de Deus, permanece até o fim, com o coração de amor e compaixão para com aqueles homens de coração duro que não acreditavam nem aceitavam está erados.

Mesmo com toda a humilhação sofrida, Jesus ainda pede ao Pai que tenha misericórdia deles porque não sabiam o que estavam o que estavam fazendo. Um coração endurecido pelas gotas de veneno que o inimigo já soltou no mundo, é assim. Não sabe o que faz, age pela sua razão, só pensa em vingança e quanto mais ele humilha o outro maior é o seu prazer. Só um coração encharcado pela gotas de sangue que sai do coração de Jesus crucificado é capaz de amar, mesmo sofrendo das injustiças que são próprias deste mundo.

“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbe no tempo da infelicidade. Sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo que te acontecer. Na dor permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo caminho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele,” (Ecle.2,1-6a).

Precisamos voltar nosso coração para Jesus e confiar plenamente nele, só assim vamos acreditar e confiar em sua palavra, “os humildes serão exaltados,” diz Jesus.

Ele nos fala ainda nas bem aventuranças; “os que choram serão consolados, os que tem o coração pobre, deles é o reino do céu, os mansos possuirão a terra, os que que tem fome e sede de justiça serão saciados, os puros de coração verão a Deus”.

Que o Espirito Santo nos dê a cada um de nós, a graça de compreender o amor de Deus em nossa vida, mesmo que algumas vezes tenhamos que passar pela humilhação para aprender a amar e perdoar.

Fonte: Com Shalom