ORAÇÃO: Ó Deus, nosso Pai, fortaleza dos fieis e coroa dos mártires, pela vossa graça Santo Ângelo foi chamado do Carmelo para o triunfo sobre os tormentos do martírio; por sua intercessão, concedei-nos propício seguir os seus exemplos, para que nós também possamos dar testemunho da vossa presença e da vossa bondade, até à morte. Por N.S.J.C.
Uma bela tradição de 280 anos se repetiu no último final de semana: a Festa de Santo Ângelo da Sicília, no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes (SP). Realizada na capela dedicada ao santo, os festejos preparados pela comunidade aconteceram nos dias 5 (Dia do Padroeiro) e 6 de maio. A missa da manhã de domingo foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, OCarm.
A comunidade iniciou a preparação para os festejos, como de costume, no feriado do Dia do Trabalho. Um grupo de homens e mulheres se mobilizou para capinação do terreno, limpeza geral da Capela de Santo Ângelo, construída em 1738 pelos carmelitas, e para a preparação dos doces e salgados, que serão vendidos na quermesse. No dia 5 de maio houve recitação do Terço e carreata levando a Bandeira e o Mastro até a Capela de Santo Ângelo. Na chegada foi realizada a Missa Festiva e o Levantamento do Mastro. No domingo, dia 6, além da Missa festiva houve o tradicional almoço e na parte da tarde a procissão seguida de Celebração Eucarística. Na segunda-feira, dia 7, houve a missa de Ação de Graças na intenção de todos os colaboradores.
Frei Gabriel Haamberg, O.Carm., informou que as famílias se prepararam para esta celebração com o novenário, rezado nas casas dos fiéis. “É uma festa muito bonita da religiosidade popular, que une as famílias e mantêm viva a tradição local. Podemos ver muitas graças e bênçãos alcançadas pela intercessão de Santo Ângelo, que é invocado para cura da dor de cabeça”, contou Frei Gabriel. Segundo ele, a festa de Santo Ângelo contou com a participação de quatro a cinco mil fiéis.
Segundo o site “O Diário de Mogi”, o que particulariza a Festa de Santo Ângelo entre as demais é “a resistência à urbanização do entorno de Jundiapeba mantida por famílias antigas que participam das missas no local e da principal atividade anual, a Festa do Padroeiro. Muitos dos filhos e netos desses moradores não residem mais por ali, mas se reúnem em torno do festejo e dos preparativos no cumprimento das tradições deixadas pelas gerações passadas. Além do reencontro dessas pessoas, essa festa celebra o espírito de comunidade”.
A Capela fica na Estrada das Varinhas, no km 49,5, Jundiapeba.
>>> Conheça a história de Santo Ângelo
Preparativos para a festa do Padroeiro. (Fotos: Pascom)
Comentar