Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Comunidades Carmelitanas celebram o Dia de Nossa Senhora do Carmo em todo o Brasil

Missas, novenário, carreatas e transmissões online marcaram a Festa do Carmo em todas as comunidades carmelitanas da Província nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Rio Grande do Sul. Este ano, os festejos promoveram também solidariedade com ações de arrecadação de alimentos durante toda a semana e nas diversas dioceses.

A festa foi inspirada no apelo do Papa Francisco para o V Dia Mundial dos Pobres – “Sempre tereis pobres entre vós” e teve como tema  “Festa do Carmo Solidária: alimente a esperança”.

Pela segunda vez, a festa de Nossa Senhora acontece em tempos de pandemia e é neste contexto que as celebrações motivaram a solidariedade com todos aqueles que sofrem por esta realidade.

“Com o coração compadecido pelo flagela que atinge o nosso povo, neste ano de 2021 motivados pela ‘caridade de Cristo que nos impele’ (2Cor 5, 14) colocamos diante do pés de Nossa Mãe e Irmã, além de flores, a oferta generosa de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos às pessoas e famílias que padecem por causa da fome”, partilha o Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.

“Toda a comunidade recolheu alimentos antes das Missas e também no momento do ofertório. Os itens serão doados a famílias carentes e necessitadas. Com a pandemia, aumentou muito o número de pessoas em situação de vulnerabilidade, de extrema pobreza. Nós, como carmelitas, como cristãos católicos, temos que dar o exemplo e um deles é este: matando a fome daqueles que necessitam”, partilhou Frei Marlom Francis, O.Carm.

A novena e as celebrações aconteceram de forma presencial, mas também remota.

Frei Marlom relata que houve uma participação maciça dos fiéis, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária. E as paróquias também deram a oportunidade do acompanhamento de casa, principalmente nos casos dos enfermos e idosos.

“A novena é um caminho de conversão, um itinerário espiritual da nossa fé que vem sendo renovado a cada ano. A festa de um padroeiro da comunidade nos congrega na unidade. Fortalece a nossa fé, é um tempo propício de esperança e de graça”, comenta.

Confira como foram as celebrações em algumas paróquias e comunidades:

Angra dos Reis – Rio de Janeiro 

O último dia da novena foi marcado pela entrada triunfal da imagem de Nossa Senhora do Carmo, durante a procissão de entrada, que foi recebida com muita fé e alegria pelos fiéis. No dia 16 de julho, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, celebrou missas ao longo de todo o dia e a igreja ficou aberta para visitação e homenagens à Nossa Senhora do Carmo.

 

 

Vila Kosmos – Rio de Janeiro 

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos, também comemoraram o dia dedicado à Padroeira com muita alegria e entusiasmo. Uma das celebrações foi ministrada pelo Cardeal Dom Orani e teve a presença dos beneficiários da Associação Beneficente São Martinho.

 

Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro – Rio de Janeiro 

Com muita festa e animação, os fiéis da Igreja do Carmo da Lapa celebraram a Festa do Carmo com três celebrações ao longo do dia e contou com a participação dos colaboradores da Associação São Martinho.

 

Basílica Nossa Senhora do Carmo – São Paulo 

No dia dedicado à Flor do Carmelo, a Basílica contou com 7 celebrações, sendo a última com a presença de Dom Carlos Lema, bispo auxiliar de São Paulo.

 

 

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Mogi das Cruzes 

A celebração da padroeira foi celebrada com júbilo e com direito a quermesse no sistema drive thru também na Paróquia do Carmo em Mogi das Cruzes. Com diversas celebrações, a festa foi marcada pela alegria dos presentes, pois ano passado, devido ao decreto, teve que celebrar sem a presença dos fiéis.

 

Igreja Nossa Senhora do Carmo – ITU/SP

Com quatro celebrações em louvor e honra a Padroeira e Mãe do Carmelo, houve ainda imposições dos escapulários e muitos fiéis e devotos presentes agradecendo a Mãe de Jesus. Após a última celebração, aconteceu também uma procissão pelas ruas da cidade.

Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Carmo – Brasília 

Os fiéis do Santuário de Nossa Senhora do Carmo também comemoraram o dia dedicado à Padroeira com muita alegria e entusiasmo. A 5° missa do dia foi celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar.

 

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Belo Horizonte 

A Igreja do Carmo, em Belo Horizonte, contou com seis celebrações e também com a presença de Dom Lourenço Fleichman, OSB. Após a última missa solene, houve procissão nas ruas do bairro com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e a presença das crianças vestidas de anjinhos.