Com manifestações de fé e amor à Virgem Santíssima, devotos e fiéis celebraram, com grande alegria e entusiasmo, no dia 16 de julho, a Solenidade de Nossa Senhora do Carmo. A ocasião marcou também a comemoração dos 300 anos da ereção canônica da Província Carmelitana de Santo Elias (PCSE), que testemunha, há três séculos, a jovialidade e a vitalidade do Carmelo. Missas, novenário, carreata e transmissões online marcaram os festejos em todas as comunidades carmelitanas que compõem a Província nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Rio Grande do Sul. Além de participar da Santa Missa, os fiéis puderam realizar atos de devoção e receber a imposição do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, dando testemunho público de sua fé não só presencialmente nos conventos, igrejas e paróquias, mas também através das redes sociais.
Mogi das Cruzes
No dia dedicado à Flor do Carmelo, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP) celebrou missas durante todo o dia. Em colaboração com o site ‘Carmelitas’, o jornalista Felipe Abreu entrevistou o mestre de noviços e pároco, Frei Alan Fábio Soares, O.Carm. O frade carmelita testemunhou o sentimento de celebrar a festa da Padroeira juntamente com as comemorações dos 300 anos da Província:
“A celebração deste ano foi bastante atípica porque com a pandemia tivemos uma redução do número de participação de fiéis, mas, ainda assim, não deixamos de celebrar. Mesmo com algumas restrições os devotos de Nossa Senhora vieram participar conosco e demonstraram seu amor a Nossa Senhora do Carmo. (…) A Província sempre está presente no meio do povo de Deus. Seja quando um frade carmelita celebra a Eucaristia, proclama a Palavra, realiza obras sociais… E é assim que nós vamos continuar. Se até aqui Deus nos conduziu e nos acompanhou por intercessão de Nossa Senhora do Carmo, daqui pra frente Ela também haverá de nos acompanhar e interceder por nós; e Cristo nos ajudar a viver, cada vez mais, a fidelidade a Ele e ao nosso carisma de sermos carmelitas, de vivermos na fraternidade, na oração e na contemplação. Que esta data seja uma oportunidade para renovarmos o nosso compromisso com o Pai e, assim, continuar contribuindo com a Ordem do Carmo e também com o Reino de Deus”, desejou Frei Alan Fábio.
São Paulo
No dia 16 de julho, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, celebrou missas ao longo do dia. O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, presidiu a Santa Missa das 12h. O pároco, Frei Thiago Borges, O.Carm., destacou esse Ano Jubilar da Província Carmelitana de Santo Elias como sinal de graça e esperança.
“De graça porque Deus caminha ao nosso lado e utiliza de nós para escrever a sua história no coração do povo que nos é confiado e de esperança porque consciente da nossa fragilidade, sabemos que independente do futuro, o Senhor continua vocacionando homens e mulheres para se consagrar na Ordem do Carmo para viver em obséquio de Jesus servindo a comunidade. Foi através da fragilidade e fadiga de homens e mulheres que o Senhor escreveu e continuará escrevendo a historia de evangelização da Palavra de Deus e propagando a devoção à Virgem do Carmo nas mais diversas realidades da Província Carmelitana de Santo Elias”, afirmou.
Itu
Em unidade com o Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, que após observar o Plano São Paulo de Flexibilização, anunciado pelo Governo do Estado, determinou que as paróquias permanecessem fechadas, os frades carmelitas da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Itu (SP), Frei Sílvio Ferrari, O.Carm., e Frei Clóvis Nascimento, O.Carm., decidiram realizar a Missa em honra à Padroeira sem a presença dos fiéis. A celebração, transmitida ao vivo pelo YouTube, marcou também a posse de Frei Sílvio Ferrari como Reitor da Igreja. A Eucaristia foi presidida por Dom Vicente Costa, e concelebrada pelos padres Sonsine, Adriano e Francisco, pároco da Matriz Nossa Senhora da Candelária.
“Foi uma grande graça de Deus tomar posse no dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo. Peço a todos que rezem por mim em minha nova missão”, disse Frei Sílvio.
Brasília
Os fiéis do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Brasília (DF), também comemoraram o dia dedicado à Padroeira com muita alegria e entusiasmo. Com todas as medidas de segurança e de prevenção à Covid-19 adotadas, Missas foram celebradas e um drive-thru com comidas típicas foi montado para animar, ainda mais, os devotos da Virgem do Carmo. O pároco, Frei João Carlos Dias, O.Carm., falou sobre a importância da fé e do escapulário.
“Quando nós usamos o escapulário e nos revestimos com ele, com esse hábito de Nossa Senhora, temos a fé de que ela está sempre conosco, protegendo a Ordem do Carmo e todos aqueles que têm essa devoção por Nossa Senhora do Carmo, mas, de modo geral, por Maria. Estamos vivendo este momento delicado de pandemia, mas não podemos perder a esperança e a fé, por isso, hoje, voltamos os nossos olhos e os nossos corações para Nossa Senhora acreditando que, pedindo com fé, ela intercederá a Jesus por todos nós”, concluiu Frei João Carlos.
Fotos: Pastorais da Comunicação
Comentar