Julho, o mês dedicado à Virgem do Carmo, celebrada no dia 16, será repleto de eventos que unem fé, história e comunidade. A tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo deste ano promete ser ainda mais especial, marcando os 90 anos da inauguração da Basílica na Bela Vista, em São Paulo.
Os frades carmelitas da Província Carmelitana Fluminense celebram, como de costume, com muito júbilo a festa de Nossa Senhora do Carmo, “Flor do Carmelo”, nas igrejas por todo o Brasil. As comemorações são antecedidas por novenas, que movimentam as comunidades paroquiais e levam a mensagem do Carmelo às famílias.
Nossa Senhora do Carmo, presenteou a Igreja com o Santo Escapulário, entregue à ordem do Carmo em 1251, a São Simão Stock. O Escapulário ganhou a devoção de santos, papas, reis, homens cultos e analfabetos, religiosos e leigos. É um sinal de devoção mariana, também trazido pela Mãe de Deus em suas mãos em sua última aparição de Lourdes e de Fátima. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo.
Ao entregar o Escapulário ao santo, Nossa Senhora fez uma promessa aos carmelitas: “Receba, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.
Além de prometer especial assistência aos que trouxessem o seu escapulário, a Virgem Maria prometeu que livraria do purgatório no primeiro sábado após sua morte todos os que tivessem recebido a imposição do Escapulário e vivessem piedosamente esta devoção até o dia da sua morte. Essa promessa é conhecida como privilégio sabatino.
“Vivemos em um mundo marcado profundamente pelo individualismo, a nossa espiritualidade nos convida a vivermos a dimensão da fraternidade. Sendo verdadeiros testemunhos e testemunhas do Reino de Deus no seguimento a nosso Senhor Jesus Cristo. Eu, todos nós, somos chamados a viver e abraçar a radicalidade do evangelho. Que este tempo seja de graça, um tempo profundo de reflexão e ao mesmo tempo de vivência, prática da nossa espiritualidade”, motivou Frei Adailson dos Santos, O.Carm, Prior Provincial da Província Carmelitana Fluminense.
Em todas as comunidades, acontecerá o novenário de 7 a 15 de julho, e no dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, missas serão celebradas em diversos horários.
Sobre a Província Carmelitana Fluminense:
A Província Carmelitana Fluminense, da Ordem do Carmo, abrange os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Salvador, Tocantins e Rio Grande do Sul. Estamos também na Itália (Torrespacata). A sede administrativa da Província está localizada na Rua Moraes Vale, nº 111 – 1º andar, Lapa – Rio de Janeiro (RJ)
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Basílica Nossa Senhora do Carmo – Bela Vista (São Paulo)
- Datas: 29 e 30 de junho, 6 e 7 de julho, e 13 e 14 de julho
- Horários: Sábados das 16h às 22h, e domingos das 12h às 21h
- Novena: 6 a 15 de julho
- Solenidade de Nossa Senhora do Carmo: 16 de julho
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Mogi das Cruzes (São Paulo)
- Datas: 05 a 16 de julho. Durante a semana, missa às 19h30; final de semana às 19h.
- Quermesse: 05,06, 07, 08, 12, 13, 14,15 e 16 de julho.
Igreja Nossa Senhora do Carmo – Itu (São Paulo)
- Novena: De 7 a 15 de julho, com missa às 18h
- Dia 14/07: Procissão após a missa das 18h
- Dia 16/07: haverá missas às 9h e às 18h
- Quermesse: 6 e 7/07 e 13 e 14/07, a partir das 18h
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Vila Kosmos (Rio de Janeiro)
- Novena: De 7 a 15 de julho
- Festa Social: 05, 06, 07, 12, 13 e 14 de julho
- Dia 16/07: Missas às 7h, 10h, 12h, 15h e às 19h
Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro – Lapa (Rio de Janeiro)
- Novena: 07 a 15, às 19h
- Dia 16/07: missas 8h, 10h, 15h e 19h
Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Carmo – Asa Sul (Brasília)
- Novena e Missa: 7 a 15 de julho, às 19h
- Almoço do Devoto: 7 de julho, das 12h às 14h
- Tarde de Louvor: 14 de julho, às 15h
- Rocinhas do Carmo: 07 a 16 de julho, após a missa
- Dia 16/07: missas às 8h, 10h, 12h, 15h e 19h; terço às 17h30; e procissão às 18h30;
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Carmo Sion (Belo Horizonte)
- Novena, Terço e Missa: 7 a 15 de julho, a partir das 18h30
- Dia 16/07: missas às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h e 17h; terço às 17h30;
- Procissão: 16 de julho, às 18h30
- Missa Solene presidida por Dom Edmar: 16 de julho, às 19h30
Convento do Carmo – Unaí (Belo Horizonte)
- Novena: 7 a 15 de julho, às 19h
- Dia 16/07: missa às 19h
Comentar