Confira a programação das paróquias: Festa de Nossa Senhora do Carmo 2023

A Província Carmelitana Fluminense se prepara para celebrar a Solenidade de Nossa Senhora do Carmo.  Nossas comunidades e paróquias já estão com uma programação especial para a NOVENA e a FESTA.

Nossa Senhora do Carmo, presenteou a Igreja com o Santo Escapulário, entregue à ordem do Carmo em 1251, a São Simão Stock. O Escapulário ganhou a devoção de santos, papas, reis, homens cultos e analfabetos, religiosos e leigos. É um sinal de devoção mariana, também trazido pela Mãe de Deus em suas mãos em sua última aparição de Lourdes e de Fátima. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo.

Ao entregar o Escapulário ao santo, Nossa Senhora fez uma promessa aos carmelitas: “Receba, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

Além de prometer especial assistência aos que trouxessem o seu escapulário, a Virgem Maria prometeu que livraria do purgatório no primeiro sábado após sua morte todos os que tivessem recebido a imposição do Escapulário e vivessem piedosamente esta devoção até o dia da sua morte. Essa promessa é conhecida como privilégio sabatino.

CONFIRA A MENSAGEM DO PRIOR PROVINCIAL PARA ESTE ANO 

Em todas as comunidades, acontecerá o novenário de Nossa Senhora do Carmo, e no dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, missas serão celebradas em diversos horários.

A programação completa de cada paróquia pode ser encontrada abaixo. 

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Vila Kosmos (Rio de Janeiro)

Paróquia N. Sra. da Conceição – Angra

 

Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro – Lapa (Rio de Janeiro)

A novena será de 07 a 15, às 19hs
Dia 16: missas 8h, 10h e 19h (seguida de Jantar da Padroeira)

Basílica Nossa Senhora do Carmo – Bela Vista (São Paulo)

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Mogi das Cruzes (São Paulo)

Igreja Nossa Senhora do Carmo – Itu (São Paulo)

Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Carmo – Asa Sul (Brasília)

Convento do Carmo – Unaí (Belo Horizonte)

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Carmo Sion (Belo Horizonte)

Paróquia Nossa Senhora Medianeira – Eldorado do Sul (Rio Grande do Sul)

Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo – Palmas (TO)