Congresso Litúrgico Carmelita Internacional foi realizado em Roma

 

Roma sediou o Congresso Litúrgico Carmelita Internacional, de 16 a 20 de abril . A província Carmelitana de Santo Elias foi representada por Frei Luiz Juliano da Silva, O.Carm. O tema central refletido foi “O papel e a posição da liturgia na Ordem Carmelita”. A missa de abertura foi presidida pelo Prior Geral Frei Fernando Millán Romeral, O.Carm., na manhã do dia 16. O encerramento aconteceu no final da tarde de sexta-feira (20/04), com missa presidida por Dom Filippo Iannone, O.Carm., nomeado no dia 7 de abril presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.

Programação

Na segunda-feira, dia 16 de abril, os temas estudados foram: “A liturgia carmelita: aspectos históricos e mariológicos desde o início até o Concílio de Trento”, proferida por Padre Giovanni Grosso, O.Carm.; e  “A liturgia carmelita: percurso histórico-litúrgico desde a sua supressão”, por Padre Edmond Caruana, O.Carm.

Na terça-feira, 17 de abril, houve palestra sobre “A liturgia é pastoral: a fase de ação dos princípios elaborados no Concílio Vaticano II e os desafios de hoje para os carmelitas”, com Padre Giuseppe Midili, O.Car.; “Liturgia e vida fraterna na comunidade, a centralidade da Eucaristia”, com  Padre Juan Javier Flores Arcas, OSB; e “O lugar da Liturgia na Ásia”, com Padre Robert Manik O.Carm.

Na quarta-feira, dia 18 de abril, houve atividade externa, com visita à Abadia de Casamari, no município de Veroli.

Na quinta-feira, 19 de abril, Padre Luigi Borriello, OCD, falou aos participantes sobre “A liturgia e a espiritualidade carmelita”; a dra. Donna Orsuto, discorreu sobre “A transmissão da espiritualidade carmelita na liturgia: elementos mistagógicos”; o Padre Desejo Unen Alimange, O.Carm., apresentou “O lugar da Liturgia Carmelitana na África”; e o P. Michael Driscoll, O.Carm., falou sobre “O lugar da Liturgia Carmelita na América Latina e na América do Norte”.

No último dia do Congresso, sexta-feira, 20 de abril,  a Irmã Anastasia Cucca, O.Carm:, falou sobre “A liturgia e a Palavra de Deus no Carmelo”; depois o Padre John Keating, O.Carm., apresentou o tema “A liturgia e a formação carmelita”; e o Padre Noel Rosas O.Carm., Secretário Administrativo para a Formação da Ordem, falou sobre “As implicações do programa de treinamento”. Por fim, os participantes ouviram a palestra de Dom Filippo Iannone, O.Carm., que discorreu sobre “A visão litúrgica no pós-Concílio na Igreja e na Ordem”, também à luz da sua experiência pessoal.

Fonte: CITOC Notícias

Fotos: Transmissão YouTube