Nove postulantes foram enviados em missão no dia 1 de setembro para as diversas comunidades da Província Carmelitana Fluminense. Os postulantes foram divididos em grupos e estão espalhados por três Estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Nestas comunidades, os postulantes ficarão por 1 mês e são chamados a aprofundarem três pilares importantes do Carisma: trabalho missionário, a convivência fraterna com a comunidade local e a convivência fraterna com a comunidade religiosa.
Frei Adailson Quintino, O.Carm, Prior Provincial, explica que essa saída missionária é de extrema importância para a vivência vocacional dos postulantes, que em breve entrarão no noviciado.
“Em Mateus 28, lemos ‘Portanto, ide, ensinai todas as nações’. É Jesus Cristo quem convoca os apóstolos para a missão de anunciar o Reino de Deus. Mas, antes de anunciar é preciso viver o que anunciamos, pois é a vivência que convence e converte. O profetismo faz parte da vida e missão da Carmelita. Por isso, durante todo o mês de setembro, os postulantes da nossa Província estarão em missão. Todos nós, batizados, somos chamados a anunciar e a viver esta missão, mas o Carmelita é por excelência missionário. Estes jovens são chamados a fazerem uma experiência de missão. Durante o primeiro semestre, tiveram formação interna, aprofundaram a parte teórica, e agora é hora de partir para conhecer as realidades mais diversas da Província e conviver com os demais confrades. Lembro também o documento de Aparecida, número 144, que fala que cumprir essa missão não é opcional mas parte integrante da identidade cristão”, contou.
Em Vicente de Carvalho, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, os jovens estão servindo no Ambulatório, no atendimento a população de rua com a distribuição de alimentos e participando das pastorais e realidades da comunidade local.
Em Unaí, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, os jovens estão atuando nas atividades realizadas no CEM (Centro Educacional do Menor) e nas atividades junto as comunidades rurais.
Em Brasília, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, os jovens estão servindo nas realidades pastorais do Santuário.
“Em 15 dias de missão, é impressionante e bonito de ver a alegria, a partilha e os testemunhos deles de estarem vivendo essa experiência que apaixona e do desejo que crescer por abraçar os ideias carmelitas, já nessa etapa final do postulantado”, partilha Frei Adailson.
O postulante Pedro dos Anjos, que está em Unaí, conta um pouco da sua experiência nestes dias
“Antes de tudo, é uma experiencia de conhecer lugares e se aprofundar na missão que a Província tem, nas dificuldades e condições muito diferentes de cada local, de cada comunidade. É olhar para o desafio daquela realidade, entender a situação do lugar e das pessoas e pensar em como podemos levar Jesus através do carisma carmelitano. Estou entendo que ser carmelita é estar a serviço do povo de Deus, é conhecer as realidades e com atitude missionária, olhar para aquele povo que nos foi confiado e ver como podemos servi-los, dando testemunho do Carisma”
O postulante Helberth Souza, que está no Rio de Janeiro, também deixa sua partilha.
“Sou imensamente grato a Deus e aos frades pela oportunidade de estar vivenciando essa experiência tão rica e profundo. Estou recebendo abraços, sorrisos, afeto, o povo compartilhando sonhos. Estou aprendendo de fato sobre a vida ativa missionária com os frades e com a comunidade. Sou grata por Deus por estar conhecendo este povo. Guardarei sempre em meu coração e minhas orações”.
Comentar