Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Dedicação do altar da Igreja do Carmo em Brasília

“Santifique o Senhor, com o seu poder, este altar e esta casa,
que nós, seus ministros, agora ungimos, para que exprimam, por um sinal visível, o mistério de Cristo e da Igreja.”

 

Na abertura da Novena em honra a nossa Senhora do Carmo, no dia 7 de julho, aconteceu na Igreja do Carmo de Brasília, na Asa Sul, a solene dedicação do altar. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Marcony Ferreira. Também concelebraram o padre coordenador do Setor Sul da Arquidiocese de Brasília, Padre José Maria; o pároco da comunidade, Frei João Carlos, O.Carm.; e os padres das paróquias vizinhas.

Depois de passar por uma grande reforma interna e externa, o Presbitério da paróquia foi mudado de local, sendo por isso construído um novo altar para o templo. Na solenidade do último sábado, ele foi aspergido, abençoado e incensado.

Primeiro, o altar foi todo ungido com o Óleo do Crisma pelas próprias mãos do Cardeal. Em seguida, foi realizada a insensação do altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam até a Deus.

Depois, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e ressurreição de Cristo. Por fim, o altar foi iluminado, lembrando-nos que Cristo é “a luz para a revelação aos povos”.

Após a solenidade aconteceu um jantar de confraternização.