Do dia 10 ao dia 14 de junho, acontece a maior festa do Noroeste de Minas, a tradicional Romaria de Santo Antônio do Boqueirão que este ano está em sua 274° edição. Realizada às margens do Rio Preto, a festa recebe romeiros vindos de diversas cidades. A programação é variada e conta com atividades das 8h30 às 21h.
Frei Geraldo D’Abadia, O.Carm, está a frente desta grande celebração há anos.
“Esse ano, a gente celebra 274 anos. É uma festa coordenada por nós, freis carmelitas, e ali celebramos três grandes festas: Divino Espírito Santo, começamos com a luz do Espírito, depois Nossa Senhora do Rosário que vem com ternura dela e depois o dia do Padroeiro, Santo Antônio”
E ele conta ainda que a festa reserva boas surpresas para os participantes.
“Neste ano, a festa traz várias novidades, dentre elas, o Santuário que foi pintado por dentro e por fora e uma imagem nova de Santo Antônio na frente do Santuário Velho para acolher os romeiros, após estes dois anos de dificuldades enfrentadas no mundo inteiro. Estamos animados para receber a todos!”
Devido a pandemia, a romaria ficou por dois anos sem acontecer, por isso este ano a expectativa é grande. A preparação para a festa começou a meses.
Segundo a Prefeitura de Unaí, a Secretaria de Obras, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Trânsito (Semoit) trabalha há meses no local. Foram realizadas manutenções nas estradas de acesso ao distrito, as pontes foram revisadas e reformadas, mata-burros reconstruídos e um caminhão-pipa contratado para controlar a poeira no período, com o serviço mais intensificado entre os dias 10 e 13 de junho. O Departamento Municipal de Trânsito também está sinalizando as vias com novas placas indicativas e de advertência.
Além da preparação do local, a preparação espiritual também já começou. No mês de maio, já haviam fiéis chegando no distrito para participarem da Trezena de Santo Antônio, promovida de 28 de maio a 9 de junho, no Santuário Velho.
A Prefeitura recomenda ainda que os romeiros, visitantes e festeiros em geral usem máscara de proteção durante a festa, pelo menos em lugares fechados, como nas igrejas e locais onde as pessoas estejam aglomeradas, devido o aumento dos casos de Covid-19.
Confira a programação aqui na página oficial: www.facebook.com/romariasaboqueirao
Comentar