Devoção ao Santo Escapulário

A iniciativa em propagar a devoção ao Santo Escapulário parte do coração de Frei Adailson Quintino, O.Carm, que, a partir da experiência com Nossa Senhora, desde criança em sua família, decidiu responder ao generoso chamado de Deus pelas mãos de Nossa Senhora do Carmo.

É ele mesmo quem conta sobre a inspiração e motivação de difundir o uso do Escapulário:

“Desde muito cedo tenho uma relação filial com Nossa Senhora. Aos sábados, minha mãe reunia toda a família para, juntos, rezarmos o ofício da Imaculada Conceição. No final da oração, sempre fazíamos o ato de consagração. Aquele era o momento mais esperado por mim, pois sentia muito forte a presença da Virgem Maria no seio da nossa família.

Com o passar dos anos, também foi surgindo um desejo maior de me entregar a Nossa Senhora, em um ato de consagração definitiva. Com isso, a minha vocação ia cada vez mais desabrochando. E, na escolha para essa consagração definitiva numa Ordem Religiosa, o que pesou foi aquela que tivesse por patrona a Virgem Maria. Assim, conheci e me apaixonei pela Ordem dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Lembro-me que, ao ingressar na Ordem, a primeira coisa que fiz foi a minha consagração através do Santo Escapulário. Desde aquele momento nunca mais tirei do peito e do coração. Ao ver as pessoas usando o Santo Escapulário, sem saber o real significado, ficava pensando: “Por que não criar um instrumento para que as pessoas pudessem, de fato, usar com consciência e saber que com ele é introduzido na família do Carmelo?”. Isto é, fazer parte de uma grande família religiosa, que está presente no seio da Igreja há mais de 800 anos, comprometida a viver em íntima amizade com Deus por meio da Oração e do Serviço aos irmãos.

Queremos chegar até você, sua família e sua comunidade, para juntos rezarmos e nos consagrarmos a Deus, por meio do Santo Escapulário que Nossa Senhora, no ano de 1251, entregou a São Simão Stock, como sinal de proteção e salvação a todos aqueles que a Ela recorressem com devoção e piedade.”

O frei carmelita tem fala mais sobre a importância do uso do escapulário no site www.santoescapulario.com.br.