Festa de 14 de novembro
“Assim como o profeta Elias, todos os santos do Carmelo também foram moldados como uma escola de fogo espiritual. A relação íntima da Ordem com Maria, então, encontra sua expressão mais verdadeira na experiência do amor e este amor faz da história da Ordem um hino de louvor ao nosso Deus”.
Recebemos como dom uma imensa multidão de irmãos e irmãs que consagraram a vida a Deus, acolhendo os ensinamentos do divino Mestre e imitando sua vida; irmãos e irmãs comprometidos ao serviço da Virgem Maria na oração, na doação de si segundo o estilo do Evangelho, no amor pelas almas. Às vezes, esse amor recebeu o selo de sangue.
Nós os vemos diante de nossos olhos: os eremitas que habitam o Monte Carmelo, os Mendigos das primeiras comunidades medievais, os professores e pregadores, os missionários e mártires; ou as monjas que contribuíram para o crescimento do povo de Deus com a misteriosa fecundidade de sua vida contemplativa. Ou os religiosos, que tornaram o rosto de Cristo visível para seus irmãos e irmãs no mundo através de seu apostolado em hospitais ou escolas, especialmente em terras de missão. Ou, finalmente, os seculares que, vivendo no mundo, souberam encarnar o espírito do Carmelo. Toda a Família Carmelita que já vive na pátria, conduzida por Maria sua Mãe, constitui toda a nossa alegria e nosso louvor ao Pai Celestial.
Podem ser grandes santos, que toda a Igreja venera e invoca na sua liturgia, ou santos humildes, poucos conhecidos fora da Ordem, mas todos propõem, através da sua vida, o segredo da santidade na relação íntima com Deus, que é então continua no compromisso de cada dia na comunhão de fé e amor com a Imaculada Mãe de Deus, Padroeira do Carmelo. Ela é uma formadora insuperável dos amigos de Cristo; com o hábito da Ordem ele os veste, para que possam refletir suas virtudes tanto interna como externamente.
Todos os santos carmelitas se deixaram moldar à imagem da Virgem Maria, viveram em intimidade com ela e foram seus apóstolos. É dela que aprenderam a viver em Cristo, a viver pelo amor de Cristo; deixaram-se inspirar por ela para consagrar a sua vida à Igreja e às almas. Em suma, a vida da Virgem tem uma importância absoluta na experiência de todos os santos carmelitas.
Oremos para que o exemplo desses santos suscite novas gerações de santos irmãos e irmãs; muitos que, como eles, vivendo no respeito de Jesus Cristo e servindo-o com coração puro e boa consciência, sabem dedicar-se dia e noite, juntamente com Maria, à contemplação da Palavra e ao serviço generoso da humanidade . Por fim, pedimos que este exemplo realmente nos contagie, comunicando-nos um amor imenso e concreto por Cristo, pela Igreja e pelo mundo inteiro.
Fonte: ocarm.org.
Comentar