Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Encontro de Formação fala sobre a espiritualidade do Escapulário do Carmo

No sábado, dia 3 de julho, o Instituto de Espiritualidade Santa Teresa (IESTE) promoveu um encontro de formação com o tema “O Escapulário do Carmo, devoção e privilégio”. A formação foi ministrada pelo Frei Renê Vilela, O.Carm,. que aprofundou a temática falando sobre a espiritualidade do Carmo.

O encontro abordou três pilares do Escapulário do Carmo: apresentação histórica, teologia dos sacramentais e e as consequências teológico-pastorais da evangelização.

“O uso do Escapulário é antigo, pois, na verdade, faz parte da veste de homens e de mulheres, corresponde a uma peça que protegia a túnica. O Escapulário enquanto parte da veste é uma faixa de tecido que cobre a frente e as costas da pessoa. A etimologia do vocábulo Escapulário deriva da palavra latina scapularis que, por sua vez, deriva de
scapulae, que significa ombros. Materialmente trata-se de um pedaço de tecido, de cor marrom, preto ou castanho, com uma abertura para passar a cabeça. Somente na Idade Média esta veste ganhou sentido espiritual e protetivo para os filhos do Carmelo, após as aparições de Nossa Senhora aos carmelitas com menções a esta veste”, explicou.

Frei Renê explicou sobre a imposição do Escapulário do Carmo e citou ainda um trecho do livro “Com Maria Mãe de Jesus”:

“O Escapulário é uma expressão da nossa confiança nos cuidados de Maria, exprime a nossa vontade de testemunhar a nossa adoção filial pelo Batismo e de ser seus filhos e suas filhas, irmãos e irmãs, assim como revela o nosso desejo de ser revestidos das suas virtudes, do seu espírito contemplativo e da pureza de coração. Deste modo, revestidos como ela, podemos com ela meditar a Palavra e mostrar que somos discípulos de seu Filho na nossa dedicação às obras do Reino de Deus: verdade e vida, santidade e graça, justiça, amor e paz”.

O encontro aconteceu dentro da programação especial da Festa do Carmo, celebrada durante todo o mês de julho pelos carmelitas, e está disponível na íntegra no canal do youtube.

Assista o encontro completo clicando aqui.