Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Encontro de Formação fala sobre a experiência de Deus na Mística de São João da Cruz.

No dia 06 de novembro, a Província Carmelitana de Santo Elias em parceria com o Instituto de Espiritualidade Santa Teresa de Jesus (IESTE), promoveu o Encontro de Formação com o tema “Experiência de Deus na mística de São João da Cruz”.

O encontro foi ministrado pelo Frei Marlom, O.Carm, e teve como objetivo levar os participantes a aprofundarem a temática da fé pela espiritualidade de São João da Cruz.

São João da Cruz nasceu na Espanha, em 1542. E desde a infância, São João da Cruz sofreu provocações. Seu pai morreu cedo e a mãe teve de passar por dificuldades enormes para sustentar os três filhos: Francisco, João e Luís, sendo que este último morreu quando ainda era criança. Com 21 anos, sentiu o chamado à vida religiosa e ingressou  na Ordem Carmelita.

Frei Marlom explica que para entender a mística de São João da Cruz é muito importante entender o contexto no qual ela se forma:

“No final do século XV, a sociedade passava por profundas transformações, descobrimentos. Era um período de fortes questões políticas e religiosas, entre elas, o renascimento, reforma protestante e o Concílio de Trento. Esse período trentino deu muitos santos para a Igreja, contribuições de santidade para a Igreja”, explica.

Ele explica que a mística de São João da Cruz acontece em torno do “homem que busca a Deus”.

“São João da Cruz dizia em seus escritos que o homem que busca a Deus precisa criar espaço para uma experiência de vida interior, explica que cada experiência é única e pessoal. Ele nos faz compreender que a experiência mística antes de ser uma experiência psicológica, é uma experiência de conhecer a Deus.”

E continua dizendo que em uma sociedade onde as pessoas tinham dificuldades de ouvir a si mesma, que existia muitos barulhos e revoluções, o povo estava com dificuldade de fazer esta experiência com Deus.

“Dentro do Carmelo somos convidados a uma vida de silêncio, uma vida contemplativa, uma vida em Deus. E São João da Cruz ensina isso: se vivemos num mundo marcado por tantas coisas, para conhecer Jesus é preciso fazer uma experiência pessoal com ele que requer silêncio. Nós, às vezes estamos na beira do calvário, nos sentimos sozinhos e não temos força para levantar e ai a mística de São João da Cruz nos ajuda a entender que Deus também está no silêncio, que a experiência com Deus vai além dos sentidos”.

Frei Marlom explica ainda que a mística de São João da Cruz não é apenas para os padres, religiosos e irmãos carmelitas refletirem, mas para todo batizado, pra todo cristão. É necessário deixar que Deus habite dentro de nós e como São João Batista dizer “é necessário que Ele cresça e que eu ele diminua”.

Assista agora na íntegra o encontro de formação, clicando aqui.