Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Encontro Vocacional de Alagoas: o Carmelo é jovem

“Esse encontro, com tantos ensinamentos de santidade, me fez ver mais além. Pude com ele crescer mais um pouco espiritualmente. Estou ansioso pelo próximo!” – Eduardo dos Santos, 19 anos.

Jovens de Alagoas acolheram o Promotor Vocacional da Província Carmelitana de Santo Elias, Frei João Paulo Pereira Moraes, O.Carm, no último sábado. O Frei esteve à frente do Encontro Vocacional da Ordem do Carmo que aconteceu  no sábado, dia 5 de maio, na Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, na cidade de Lagoa da Canoa (Rua Vicente Ferreira de Farias, 290, Centro).

O encontro teve como tema o Itinerário Espiritual da Ordem do Carmo – História, Maria e os Santos.

“O ideal da vida carmelitana, especialmente o seu aspecto contemplativo, começa configurar-se em duas pessoas que, desde o início inspiraram a vida e a devoção dos carmelitas: o Profeta Elias, célebre em toda a literatura patrística-monástica como o protótipo e modelo dos solitários e contemplativos, e a Virgem Maria, venerada pelos carmelitas junto a fonte de Elias, como a Senhora do lugar, a padroeira”, explicou Frei João, citando um texto vocacional.

“A espiritualidade do Carmelo é a espiritualidade da união com Deus ou a intimidade divina. A união com Deus é a maneira de ser e de atuar do Carmelo, tanto em seu interior como no apostolado externo”, complementou.  E esta é justamente a ideia central do programa de vida dos carmelitas. “Este é o carisma que herdamos desde o princípio da Ordem e que nossos santos místicos, Teresa e João da Cruz, souberam expressar tão bem. Contudo eles não fizeram mais que recolher e acentuar o que, desde as origens elianas, vinha constituindo como a síntese carmelitana”, frisou o promotor vocacional.

Os elementos básicos do Carmelita Carmelita são encontrados na Regra de vida. Na sua introdução está aquilo que é o básico de todas as Ordens e Congregações: “viver no obséquio de Cristo e a Ele servir com coração puro e em boa consciência”. Ser, pois, carmelita, é aspirar à intimidade com Deus, meta sublime que se alcança mediante uma ascensão progressiva.

Eduardo dos Santos, de 19 anos, é um dos jovens de Lagoa da Canoa (AL) que participou deste encontro. Ele conta como foi a sua experiência:

“Participar deste encontro vocacional foi uma experiência incrível e única. Só amamos o que conhecemos, e conhecer a história do Carmelo mais a fundo, a história e exemplos dos santos, me fez amar ainda mais e querer viver este ideal de vida. Um ideal que tem formado grandes santos e também salvando almas, junto com a intercessão da Mãe do Carmelo, a Virgem do Carmo. (…) Esse encontro, com tantos ensinamentos de santidade, me fez ver mais além. Pude com ele crescer mais um pouco espiritualmente. Estou ansioso pelo próximo!”

>>> Saiba mais sobre a espiritualidade carmelitana

Jovens da Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe buscaram informações sobre o discernimento vocacional junto a Frei João Paulo, O.Carm..

Os próximos encontros vocacionais que já estão marcados serão:

No mês de maio: dias 25 a 27, na Região São Paulo, com o tema: “Regra, ser irmão e fraternidade”.

No mês de junho: dia 9, no Rio de Janeiro, com o tema: ” Itinerário Espiritual da Ordem do Carmo – História, Maria e os Santos”; dias 8 a 10, em São Paulo, e dias 29 de junho a 01 de julho, em Belo Horizonte, a Pré-Convivência.

>>> Faça sua inscrição para os encontros vocacionais