Com um renovado ardor de esperança, a equipe vocacional da Província Carmelitana de Santo Elias retomou, no último final de semana, os encontros vocacionais presenciais. Com todos os cuidados devidos e envoltos na alegria de estar no Carmelo, os jovens fizeram a experiência da vida fraterna dentro da comunidade conventual, alimentando assim o desejo vocacional.
Desde a sexta feira, dia 15 de outubro, três jovens foram acolhidos na casa do noviciado São Nuno de Santa Maria, em Belo Horizonte, para experimentarem a vivência carmelitana e assim buscarem uma melhor forma de fazer um bom discernimento vocacional. O promotor vocacional, Frei Márcio Silvan, O.Carm, expressou a alegria do retorno dos encontros e a satisfação em acolher os vocacionados.
O encontro começou com uma Missa Solene em honra de Santa Teresa de Jesus, que foi presidida pelo Frei Carlos André, O.Carm e contou ainda com presença dos frades estudantes do convento Santa Edith Stein.
Com o intuito de trabalhar o discernimento vocacional, contemplando os aspectos humanos e religiosos, o segundo dia de encontro, 16 de outubro, foi repleto de atividades. Dentro das atividades propostas, o encontro foi enriquecido com a partilha de vida do prior conventual Frei Vicente Ferreira, O.Carm, e do conselheiro para a formação Frei Fernando Bezerra, O.Carm.
O encontro contou a presença da psicóloga Lidiane que trabalhou com os jovens aspectos da dimensão humana, colaborando assim para uma maior compreensão da ação vocacional de Deus na vida particular de cada um deles.
A noite do sábado foi de grande expressão da fraternidade, o momento de recreação festiva teve a presença dos frades junioristas do Convento Santa Teresa Benedita da Cruz, dos noviços e dos padres presentes. Embalado por diversas canções e muitas partilhas que expressam um pouco da fraternidade, os jovens vocacionados puderam compartilhar com os frades as suas experiências de vida, seus anseios e a alegria de estar no Carmelo.
Encerrando as atividades, a Santa Missa foi presidida pelo promotor vocacional, Frei Márcio, e aconteceu capela da comunidade Divina Misericórdia, no bairro Jaqueline. Este contato com a comunidade reunida para celebrar a fé buscou apresentar para os vocacionados a vivência da missão profética dentro do Carmelo, o trabalho realizado na vida pastoral das comunidades onde os frades estão inseridos.
Depois de viverem momentos ricos na espiritualidade da experiência de vida dos palestrantes, os jovens puderam vivenciar ainda um pouco das realidades que permeiam a vida dos frades na Ordem, a equipe vocacional buscou apresentar aos jovens vocacionados aspectos cotidianos da vivência conventual, através do testemunho de vida dos noviços e dos frades presentes em todos os momentos do encontro.
A vida de oração, o trabalho apostólico e interno de manutenção da casa, a experiência do deserto e da fraternidade foram pontos que expressaram a vivência do cotidiano religioso no Carmelo e fomentaram o desejo da vivência em obséquio de Jesus Cristo.
Comentar