Festa do Carmo 2020 – Julho: Mês de Nossa Senhora do Carmo

 

Chegou o mês do ano mais esperado pelos devotos da Mãe do Santo Escapulário Nossa Senhora do Carmo. Esse sem dúvida é um mês muito especial para toda família do Carmelo, assim, como para os devotos da Santíssima Virgem Maria. Com os Carmelitas e toda a Igreja, temos a possibilidade de trilharmos uma bonita caminhada de fé através do novenário de Nossa Senhora do Carmo que terá início no próximo dia 07 em todas as Paróquias, Comunidades e Santuários dedicados a Virgem do Carmo.

A história da aparição de Nossa Senhora do Carmo está entrelaçada com a história de todos os filhos e filhas de Deus. Foi justamente em um contexto de perseguição, de crise, de dor, falta de esperança e desolação que São Simão Stock suplicou a Virgem Maria pela sua Ordem com a seguinte oração: “Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar”.

Em meio a essas aflições a doce Mãe de Deus prontamente respondeu esta suplica, entregando a São Simão um sinal de confirmação de que a Ordem jamais seria extinta.  “Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal  da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno”.  A partir desta aparição de Nossa Senhora do Carmo a São Simão Stock, a Ordem do Carmo começou a florescer na Europa e em vários lugares do mundo, permanecendo firme até os dias de hoje e sendo uma verdadeira escola formando para a Igreja Santos e Santas. Como disse o próprio Papa São João Paulo II “O Carmelo é uma escola de Santidade”.

Queridos devotos, não importa a situação que você esteja passando, o mais importante é ter confiança, levar uma vida de profunda oração, de entrega ao Senhor confiando-se na intercessão de Nossa Senhora do Carmo, como fez São Simão Stock. Busque em todos os momentos da sua vida unir-se a Jesus através de Maria, que está sempre pronta para atender as súplicas daqueles que a ela recorre com devoção e confiança. Deus te abençoe e Nossa Senhora do Carmo te acompanhe sempre nos caminhos desta vida.

Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.

Prior Provincial