No dia 19 de outubro, a Província Carmelitana de Santos Elias em parceria com o CEBI-Nacional promoveu uma live comemorativa pelos 90 anos de vida do Frei Carlos Mesters, O.Carm.
O evento reuniu mais de 300 pessoas nos diversos canais de transmissão e teve um programação diversificada que contou com momentos de música, poesia, testemunhos, partilhas e muita gratidão.
Entre os convidados estavam o Prior Provincial, Frei Adailson Quintino, O.Carm, o Prior Geral, Frei Míceál O’Neill, O.Carm, o Frei Luis Maza, O.Carm, Conselheiro Geral para as Américas, o bispo Dom Frei Wilmar, O.Carm, o Frei Geraldo D’Abadia, O.Carm, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Unaí, o biblista Francisco Orofino, os cantores Zé Vicente, Raquel Passos e Kinno Cerqueira, entre outros convidados.
Na abertura da live, Frei Carlos Mesters, que é holandês, se emocionou ao receber vídeos de seus diversos sobrinhos espalhados pelo mundo.
Em sua fala, Frei Adailson destacou alguns aspectos da trajetória de Frei Carlos Mesters e ressaltou o dom de sua vida para a família carmelitana.
“Sem dúvidas nenhuma para a família carmelitana hoje é um dia de grande festa, é de grande alegria. Nesta noite celebramos e agradecemos pelo nosso querido Frei Carlos. Por onde ele passou ele tocou a vida de muitas pessoas, e não foram poucas. Com apenas 17 anos, ele assume o Brasil como sua terra de missão, assume a missão de ser carmelita no Brasil. Que grande presente recebemos com essa escolha, poderia ter feito outras escolhas, mas escolheu a nossa terra para ser a sua pátria. É uma noite de festa, uma noite de agradecer a Deus! Frei Carlos com a sua humildade e sabedoria, sabe chegar no coração das pessoas com docilidade, sempre leva as pessoas a uma reflexão. Nós, carmelitas, destacamos como ele sabe tocar a alma e o coração das pessoas para despertar a consciência, ele sabe afeta positivamente todos aqueles com que convive. Ele vivencia a sabedoria e a alegria da presença de Cristo. Gratidão por ser a pessoa que é e por nos ajudar a viver melhor a nossa fé”, partilhou.
Frei Luis Maza, também deixou uma mensagem especial para o aniversariante.
“O Senhor Deus lhe deu o dom da vida e você foi capaz de compartilha tão bem este dom com as pessoas simples e humildes. Foi capaz de levar a palavra de Deus a muitas comunidades e ajuda-los a vivenciarem a palavra e a se tornarem discípulos missionários. Obrigado por tantas coisas que nos ensinou, que a Mãe do Carmo continue a te acompanhar pelas estradas da América”, disse.
Irmã Marlene Frinhani, Carmelita da Divina Providencia, amiga querida de Frei Carlos, também passou para deixar um testemunho.
“Desde o ano de 1968 estou vendo Frei Carlos em sua missão. Hoje presto então 53 anos de ação de graças (…) Obrigada meu irmão por sua energia bíblica, por seu testemunho de vida”, disse.
Frei Míceál O’Neill, também prestou homenagens a Frei Carlos.
“Caro Frei Carlos agradeço a Deus por ter conhecido você na minha vida como irmão. Agradeço por todo que tem feito as pessoas por causa de sua bondade, a sua dedicação, seu amor pela Palavra de Deus. Quando vejo seu nome, sinto muito orgulho pela nossa Ordem. Que Deus o mantenha forte de saúde por muitos outros anos. Obrigado”, partilhou.
Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm, bispo da Prelazia de Itaituba, no Pará, também deixou uma mensagem para o amigo.
“Quantas vezes você rezou o salmo que diz “há 70 anos vai a duração da sua vida”, fato notável quando completou 80 anos. Você já passou dez anos dos oitenta e quem ganhou? Nós que tivemos a sua convivência, sua amizade, ganhou o povo de Deus que conheceu a Bíblia. Que você possa continuar animando o povo de Deus a ler a bíblia. Rezo a Deus por sua vida”, partilhou.
Além de diversos testemunhos, houve apresentação musical, leitura de poesias , leitura e reflexão do Evangelho (Mt 11, 25-27) e claro, uma partilha especial do Frei Carlos Mesters.
“Quero agradecer muito, foi uma surpresa muito grande e para agradecer tenho 4 coisas para dizer. Agradeço a Deus pela minha vida, por ser frade carmelita, por ter vindo ao Brasil e por ter estudar a Bíblia. Se hoje eu sou frade carmelita é graças ao meu irmão que me incentivou a ingressar na Ordem e vim ser missionário no Brasil. Chegando no Brasil fui estudar filosofia, mas então depois pediram para estudar a Bíblia. Essa foi a grande graça da minha vida, pude levar a Bíblia ao povo, formar quase uma universidade popular da bíblia pra o povo. Eu convivi com gente muito simples e queria entender, perceber o que o povo entende sobre a Bíblia. Eu sempre tive a preocupação que povo simples entenda o que nós falamos, porque nem sempre nós falamos algo fácil. Eu sempre pensei que precisava explica e ler a bíblia de um jeito que até meu papai e minha mãe entendessem, pois eles eram pessoas muito simples”, falou.
O encontro foi finalizado com um benção especial de Frei Carlos Mesters.
A live está disponível na íntegra em nosso canal do youtube. Assista aqui.
Comentar